sábado, março 22, 2008

Lambelho e saladas na Primavera



Depois dos obrigatórios peixes de ontem, almoço e jantar, nada como retomar o encontro com os "prazeres da carne" nem que seja por interposta faceta que envolve faca e garfo.

Para o almoço do dia de hoje:

"Lambelhos assados com alecrim" acompanhados por salada de agrião com cebola e salada de alface e tomate "Raf" também com cebola.

Para os "puristas" - inevitavelmente o meu "senhorio" - lá se fritaram duas ou três mãos cheias de batatas.

O "Lambelho", aqui na Beira Alta também chamado de "coelho", não é mais do que cada um dos lombinhos "gémeos" do porco que têm equivalência na vitela ao "Filet Mignon".
Estão hoje mais ou menos na moda, sobretudo os de porco ibérico. Por norma os melhores têm entre 300g e meio kg cada um.
Então vamos lá a isso: temperam-se os "lambelhos" (um por pessoa) logo de manhã com massa de pimentão, salsa, cebola, alho, sal, louro e alguma malagueta. Deitam-se num tabuleiro de ir ao forno com um bom golpe de azeite do melhor que houver em casa e meio copito de branco maduro.

Pelas 11.00H acende-se o forno nos 250º . Quando atingir a temperatura introduz-se o tabuleiro a meio do forno (Atenção que se for muito acima queima o ALECRIM!) e reduz-se , passados uns quinze minutos, a temperatura para os 180º. Nessa altura - e só mesmo nessa - colocamos em cima do tabuleiro dois ramitos de alecrim silvestre.

Vamos virando as peças de carne todas as meias horas , até às 13.00H\13.30H. Se o molho começar a escassear podemos deitar mais um fiozinho de azeite e borrifar com o mesmo vinho branco. Mas se a cebola for boa, os sucos que deita serão suficientes para aguentar o assado sem "esturrar" durante estas duas horas

À parte fazem-se as saladas.

Eu costumo temperar da seguinte maneira: deito logo em vazio azeite, vinagre e sal grosso no fundo das tigelas. A seguir deito as alfaces desfeitas à mão, tomate às rodelas e \ou os agriões. Quando acabar volto a deitar por cima azeite, vinagre e sal grosso. Mexer muito bem de seguida . A cebola , cortada fina, só acrescento mesmo quando estamos já a sentar-nos para comer.

Pelas 13.00H, 13.30H estarão os "Lambelhos" bem tostados do forno, e é só fatiar finamente com a "eléctrica" e deitar nos pratos, acompanhando com as saladas e (se for mesmo necessário...) com as batatas fritas, também elas às rodelas finas.

Bon Apétit!

Nenhum comentário: