quarta-feira, março 05, 2008

Deco - Comentário de um Leitor

Deixe-me começar por dizer que tenho licenciatura em Estatística, doutoramento em Matemática aplicada e exerço há quase três anos e meio a profissão de investigador estatístico para o governo britânico. E não posso discordar mais do que escreveu, apesar de concordar com o que )penso) quer dizer - 5% pode ser mais que suficiente, e geralmente é, para avaliar uma população, dependendo como a amostra foi obtida. Contudo, o que penso que quer dizer é que não se pode recolher informação sobre todas as variáveis recolhendo apenas informação de 5%. Mas as conclusões da DECO sobre os produtos avaliados podem ser perfeitamente legitimas (não li as características técnicas do estudo, por isso não me pronuncio).

Miguel Santos


Agradeço o comentário e passo a explicar:

De facto eu não disse que era errado concluir para o Universo a partir de uma amostra que representasse 5% das observações desse mesmo universo! Basta pensar nas sondagens Eleitorais e nos valores que nestas assumem as fracções amostrais, isto é os ratios entre os eleitores de facto inquiridos e os eleitores potenciais da População cujo comportamento se deseja prever.

O que eu escrevi foi diferente. Foi que não era correcto utilizar 5% apenas das características explicativas de um fenómeno para construir um modelo de previsão para o mesmo fenómeno ( e nunca falei do nº de elementos da Amostra).

A Qualidade é um Complexo, uma variável composta de muitas caracteristicas. Se não tivermos em atenção a distribuição da importância dessas características na construção do questionário que será utilizado na Amostra ou no Design do Market Research, é lógico que o resultado final sairá enviezado.

No caso dos CTT poderão ser utilizados critérios de Facturação ou de Tráfego Postal Total transportado para ajudar a construir esse questionário. Ambos são respeitáveis, embora pareça mais lógico usar-se o critério do Volume de Objectos.

Qualquer questionário que se construa para medir a Qualidade tem obrigatoriamente de ponderar o correio normal e a sua distribuição e aceitação (porque corresponde a mais de 90% dos objectos que aceitamos e transportamos).

Foi isto que eu quis dizer.

Nenhum comentário: