quinta-feira, março 20, 2008

Feijoca à Pastor da Estrela



Prato emblemático do Maciço Central, "mata fome" de muita gente nos tempos da miséria, é hoje augúrio de boas vindas sempre que chegamos à Serra.

Dizem os entendidos que "Feijoca" é uma leguminosa de grande dimensão e sabor aveludado, "prima" mais encorpada do vulgar feijão branco, e oriunda da Ilha da Madeira. Aquilo que sei é que se cultiva nas faldas da Serra da Estrela há, seguramente, centenas de anos...

"Feijoca à Serrana" não é mais do que esse Feijão grosso e sedoso guizado com carnes de vaca e porco e alguns enchidos. Nada mais fácil à primeira vista... Mas tentem fazê-lo sem cuidar dos "tempos" de cozedura e de refogado e verão que às vezes sai bem, outras assim assim , e outras ainda "pega"...

Para resultar bem é fundamental demolhar de véspera o Feijão Grosso e, ao mesmo tempo, salgar o pé de porco, cortado ao meio no talho.

No dia do almoço temos de nos levantar bem cedo. Numa panela pomos a cozer o feijão (sem sal) e quando levantar fervura deitamos as carnes, de vaca partida às talhadas grossas e os pés de porco previamente escorridos da salmoura.

Leva a cozer entre 1,5H a 2 H. Vão provando do sal e corrigindo se necessário. Lá para o meio da cozedura partem-se finas duas boas cebolas e, com azeite do melhor e umas malaguetas esmagadas, refogam-se à parte noutro tacho grande, lentamente. Vai-se juntando nesse refogado a pouco e pouco, com uma concha da sopa, água da cozedura do feijão e das carnes da panela que está ao lado.

Quando as carnes estão cozidas (e a feijoca) tranfere-se tudo para a panela do refogado, acrescenta-se um chouriço de carne partido aos bocados grossos e apura, no mínimo , mais uma meia hora, tendo o cuidado do feijão e das carnes estarem sempre cobertos de água, pois este é um prato que requer muito e bom (grosso) molho.

Tornem a provar e a corrigir de sal.

Alguns minutos antes de tirar do lume podemos ainda deitar por cima uma farinheira inteira trespassada por dois palitos.

Bom apetite Amigos! Um Tinto do Dão novo e encorpado para acompanhar - cá em casa estamos de momento a beber o "nosso" Dão de 2005 - uma rede para descansar de seguida e ...um gato para passar a mão como dizia o imortal Vinicius de Moraes...

Eu cá prefiria muito mais uma Amiga do que um gato... para passar a mão claro está, mas será já a meia idade a falar...

Nenhum comentário: