quarta-feira, março 07, 2007

Grande Prémio Gastronómico da Cidade de Lisboa


Foram distinguidos como Restaurantes de Excelência (3 Garfos) do Concurso "Lisboa à Prova" os seguintes locais de prazer:

"Eleven"; Restaurante do Carlton "Valle Flor"; Restaurante do Casino Lisboa "Pragma"; Restaurante da Ordem dos Médicos "Na Ordem ...com Luis Suspiro"; "Luca"; "Galeria Gemelli"; "O Poleiro"; "Terreiro do Paço"; "Varanda" do Ritz.

Já aqui publiquei comentários de visitas ao Luca (excelente), Eleven (Bom mas caro e arrogante) e Poleiro (de maravilha) mas já fui a todos os outros com excepção do "Na Ordem com...Luis Suspiro" que se encontra situado na Av. Gago Coutinho, na Ordem dos Médicos.

"Eleven", "Valle Flor", "Galeria Gemelli" e "Luca" têm chefes de grande gabarito estrangeiros.

"Na Ordem com... Luis Suspiro" , "Pragma" e "Terreiro do Paço" são Restaurantes de Autor, (como hoje se diz) mas de Grandes chefes portugueses (Luis Suspiro, Fausto Airoldi e Victor Sobral).
A "Varanda" do Ritz é o melhor buffet de almoços do País ( e um dos melhores do mundo que eu conheço).

Não acham que o "modesto" "Poleiro" fará aqui figura de parente pobre?

NÃO!!!

É o Poleiro um verdadeiro compêndio de bem servir a comida tradicional portuguesa (com relevância para o Alentejo e Trás-os-Montes) e um Monumento da Cidade de Lisboa que deveria ser protegido, acarinhado e visitado por todos.

Se tenho de dar parabéns a esta mão-cheia de "senhores" da Restauração permitam que o aplauso maior seja para o "Poleiro", talvez o menos propenso a esvaziar o bolso do transeunte em busca de manducação, mas, ao mesmo tempo, tão grande proporcionador de extâses palatais....


E com a grande (enorme) vantagem de servir comida para pessoas e não para adolescentes anoréxicas ( o que se passa com alguns dos outros premiados que não referirei neste altura de encómios generalizados...)

De notar que uma "votação telefónica popular" deu os seguintes resultados:
1º Prémio – “O Solar dos Nunes”, 2º Prémio – “Espírito dos Tachos”, 3º Prémio – “O Poleiro”.

Quem trabalhou tantos anos como eu a tornar estatisticamente representativas Amostras de certas Populações compreenderá o meu asco figadal a todas as votações deste tipo, sejam elas das Maravilhas do Mundo e de Portugal ou dos Melhores Portugueses de Sempre, ou até sobre os Restaurantes...

Para além da obvia incapacidade científica deste tipo de resultados para exprimir outra coisa que não a opinião dos "telefonadores" (e só destes!!) há ainda que considerar a demagogia subjacente a estas acções de rua.

Lembra-me aquela fábula das Eleições Autárquicas onde "ganha o charuto e será eleito quem atirar a bola mais alto, nem que seja analfabeto" .

Por essas e por outras é que temos Fátimas e Isaltinos a mandar em vez de estarem , digamos, mais confinados a um espaço restrito...

Nenhum comentário: