segunda-feira, março 26, 2007

As Galinholas no Prato




Almoço de Sábado, fazendo a ponte para o Portugal-Bélgica que havia de ser o do nosso encanto e encontro aprazado com as galinholas.


Começaram as hostilidades com um Espumante de Alvarinho Soalheiro de 2003. Muito fresco. a saber à casta, mas para mim demasiado gasoso... E não foi snobismo de ter ainda no palato o gosto de alguns Champagnes muito bons.

De todas as formas é este Soalheiro Espumante Bruto (a 11,85€ na "Coisas do Arco do Vinho") um belo aperitivo para um fim de tarde.

Acompanhou percebes da nossa costa atlântica e santolas simplesmente cozidas e desfiadas na sua casca.

Para a Galinhola estufada em Armagnac escolheu-se um Passadouro Reserva de 2004, Grande Tinto do Douro já aqui comentado e elogiado (a 32,50€ a garrafa, também na garrafeira já citada). Pujante, espesso e de encher completamente o palato, respondeu em tom igual à famosa galinhola.

Estas ultimas tinham sido limpas e estripadas e o conteúdo das tripas foi aproveitado para fazer o Paté de galinhola (miscigenado em manteiga). Depois foram coradas, puxadas num pouco de Armagnac e estufadas, tendo o acompanhamento sido constituído por batatas pequenas assadas, arroz dos miúdos das galinholas e castanhas .

De cair para o lado... Antes de abandonarmos o prato principal houve ainda ocasião de se comerem os miolos, trazidos à mesa como manda a tradição, dentro das cabeças armadas do longo bico ponteagudo.

Acabou-se este almoço com Romeus e Julietas Robustos de dupla cinta dourada e com um Single Malte de 12 anos mas muito antigo na casa (com cinta fiscal de 1980 imagine-se!) . Estava tão suave que parecia seda na nossa boca.






Nenhum comentário: