quinta-feira, março 15, 2007

Comentário "Qualidade CTT"


O nosso "Zé" comenta:

O Leitor levanta sòmente uma ponta vísivel do véu.

É óbvio que o cliente não quer saber dos problemas que afectam o fornecedor , se a Qualidade que ele contratualizou e espera não se realiza vai procurar alternativas, caso as tenha e torna-se "infiel".

A Fidelização dos Clientes faz-se pela Qualidade percebida pelo Cliente e pelo Preço e pelas alternativas que o Mercado lhe oferece, o que não é o caso dos CTT, Monopólio. Há problemas de flexibilidade laboral, só que a forma de as encarar terá sido a mais adequada? Os principais problemas são de Líderança, uma cultura de Monopólio, de Irresponsabilização, Quem vier atrás que feche a Porta, há muito jogo de empata, muita cortinada de fumo, erros comunicação, de percepção do Negócio e sua problemática...

Mais proximidade,mais realidade, realismo e pragmatismo.... menos cultura de Indicadores....Há muito quem perceba e trabalhe para indicadores...assim estará sempre na crista da onda.

O problema da Qualidade é muito mais abrangente...uma cultura de Qualidade liberta, envolve ,chega ao Inívíduo, não constrange, é um processo larvar que se expande a todo o processo, tendo como Objectivo último O Cliente, mas que exige Líderança, proximidade, cultura de Confiança e por arrasto a Marca colhe os frutos desta cultura e prática....logo Clientes Satisfeitos.

Será isto o que hoje existe nos CTT? Há regras claras, éticamente percebidas e aplicadas? A meritocracia e avaliações são as ferramentas para a Diferença?

Paroles...não haverá muita mitificação e comunicação top down? Manda quem pode e obedece quem deve, foi chão que deu uvas numa Sociedade do Conhecimento e de Valorização dos Intangíveis, ou estaremos na época do Karaoke?....Tenham presente que sem Clientes é que não há Negócio...quer se goste ou não são eles que determinam aquilo que as Empresas tem e terão que fazer...é uma Verdade de Monsieur de Lapalisse e o tempo urge...aprender com os erros e auscultar todos os Clientes( internos e externos) é uma grande Escola...

Humildade,Rigor e Determinação não são incompatíveis...


O OBJECTIVO DE UM lÍDER É TORNAR-SE DISPENSÁVEL,NUM SENTIMENTO E PERCEPÇÃO PELOS OUTROS, DE INDISPENSABILIDADE....

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