quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Em Ante -Estreia : "O Vinho em Portugal" por João Paulo Martins

O grande especialista Dr. João Paulo Martins acabou de me entregar (bem, à Filatelia seria mais correcto escrever) o original completo do seu Livro "O Vinho em Portugal - Saberes de Ontem e de Hoje".

Na esteira da nossa actividade de divulgação da Cultura Nacional, qualquer que seja o ramo em que esta mesma Cultura se exprima, iremos publicar - na rentrée deste ano -mais um Livro Filatélico de tiragem limitada sobre esta matéria da Vitivinicultura e da Enologia em Portugal, da qual João Paulo Martins é um (diria quase "o") dos maiores expoentes.


Todos já sabemos que neste ano de 2006 também se comemoram os 250 Anos da instituição Régia da Região Demarcada do Douro, uma das primeiras do Mundo (a primeira terá sido a de Chianti, em Itália e a de ToKay na Hungria. Muitas vezes dizemos que foi a do Douro a 1ª, mas é incorrecto: À tout seigneur tout l'honeur).

Lançaremos um selo comemorativo desse evento talvez a 10 de Setembro, data da Instituição da Região, pelo que o Livro aqui apresentado teria a hipótese de ser publicamente lançado no Museu do Vinho do Porto na mesma data.

"Solo e Clima", "A História", "As castas das Uvas", "Os Vinhos que fazíamos e que fazemos", "O Prazer de beber", são estes alguns dos capítulos deste Livro notável que já tive ocasião de ler.

Imaginem um Almoço - que se concretizará por um destes dias - com Mestre José Quitério e Mestre João Paulo Martins , sendo este vosso escriba anfitrião da função e cronista posterior de tão elevado acontecimento...

Apetece-me roubar as palavras ao Poeta e invocar as Musas para que me ajudem a descrever a circunstância:

"E Vós Tágides minhas...
dai-me agora um som alto e sublimado,
Um estilo grandíloquo e corrente...
Uma fúria grande e sonorosa e
não de Agreste avena ou frauta ruda..."

Para além das Musas importa invocar também Dyonisos (Baco na romana encarnação) para que nos proteja (e à viatura ) no regresso a casa depois de tão grande façanha!

Nenhum comentário: