sexta-feira, dezembro 04, 2015

Um livro admirável sobre o Mar Português

Foi esta a primeira vez que os CTT, ao longo de um percurso editorial com 32 anos, desenvolveram um dos seus livros temáticos em estreita colaboração e parceria com uma entidade externa à nossa empresa, no caso em apreço, com o Centro Nacional de Cultura.
Provavelmente – pela temática abrangente, pelo rigor científico dos conteúdos e pela necessidade de apelar a vários grandes especialistas para colaborarem neste livro – foi este também o projeto editorial mais complexo alguma vez levado a cabo pelos CTT.

Trata-se da obra “Do Mar Oceano ao Mar Português”, uma proposta do Sr. Prof. Mário Ruivo, que também a coordenou em colaboração com o Prof. Álvaro Garrido, tendo a organização de conteúdos sido executada pelo Centro Nacional de Cultura.

Este livro - que já está à venda em todas as nossas Lojas - foi ontem apresentado no Torreão da Praça do Comércio, numa cerimónia que juntou dezenas de pessoas interessadas e muitas individualidades ligadas ao mar, começando pelo Sr. Almirante CEMA, passando pelo Dr. Rui Vilar, Dr. Augusto Mateus, Prof. Doutor Braga da Cruz, etc, etc...

Uma das principais conclusões que se podem retirar deste livro talvez seja o facto que a concretização de um “Império do Mar” atual não exige apenas grandes recursos económicos ou demográficos, mas se baseia sobretudo em conhecimento: domínio científico, meios técnicos e concepção estratégica, ou seja, na inteligência aplicada a uma vontade inequívoca de fazer.

O caminho está preparado, diríamos em termos marítimos, que o roteiro pode ser retirado deste portulano certificado pelo conhecimento e pela grande experiência dos seus autores. Falta cumpri-lo.

 E, falando em Autores, é devida nesta ocasião uma palavra de agradecimento e de grande estima a todos eles: EMANUEL GONÇALVES, FÁTIMA MOURA, FERNANDO BARRIGA, JOAQUIM ROMERO MAGALHÃES, MÁRCIA MARQUES, MARIA EDUARDA GONÇALVES, MARIA ISABEL JOÃO,  RAQUEL RIBEIRO e TELMO CARVALHO.

Todos são mestres nas suas matérias de eleição e a todos eles agradecemos sinceramente a colaboração que nos deram para fazer desta obra, perdoem a  falta de modéstia, um dos mais importantes, se não o mais importante livro sobre Portugal e o Mar que até hoje se escreveu em português.

Os mesmos agradecimentos são extensíveis ao Designer Prof. José Brandão que superiormente executou a arte final desta obra, e a toda a equipa do Centro Nacional de Cultura, inexcedível de dedicação a este projecto comum.

Nenhum comentário: