quarta-feira, dezembro 02, 2015

Chocalhando pela planície



Os chocalhos são a música da natureza, segundo dizem.  Não me oponho e pelo contrário até aplaudo a citação. E embora a fama se deva em muito ao chocalho vaqueiro, o certo é que ovelhas, cabras e até cavalos também os usavam.

No site dos "Chocalhos Pardalinho" encontra-se material para galinhas, furões, perus, e cães. Para além dos mais comuns.

E em relação a "gatos" fala-se de "guizos" e não de "chocalhos". Porventura por aproximação semântica à palavra "guisado"... Guisado com ervilhas...

Não vi referência ( mas se calhar farão por encomenda) a chocalhos para outro tipo de animais, dos que andam em duas patas... Sendo que faço aqui notar (leia-se no parágrafo seguinte) que haveria situações onde seriam bué de úteis.

A pendureza chocalhante teria o objectivo de facilitar encontrar o animal durante a noite (para a ordenha).

E sendo esta situação relativamente de espanto para os citadinos de gema, convém lembrar a essas criaturas de estufa que no campo, pelas 5 da manhã de Inverno, está escuro como breu e  não dá para acender o candeeiro no chaparro mais próximo. Os chineses ainda não vislumbraram por ali negócio de electricidade.

Um chocalho está para a vaca como o telemóvel está para as pessoas (salvo seja) . Só que apenas faz chamadas. Não as recebe. Mas faz chamadas com diferentes "vozes", mais graves ou mais agudas consoante o timbre do metal e a dimensão do instrumento.

Lá na quinta da Beira Alta se ouço chocalhar indo a pé começo logo a olhar para o chão, não vá entrar em casa com as solas dos pés menos limpas... E se vou no carro está na altura de parar mesmo. "Devagar é que se ajunta o gado" como dizem lá por cima.

Em Alcáçovas temos a capital nacional do chocalho. Há centenas de anos que se fazem naquela terra segundo técnicas que já seriam conhecidas dos velhos romanos. Mas esta sabedoria popular está a acabar.

Porquê? Falta de pastores ou falta de gado? Menos crença na fama de "espanta espíritos" e "talismã contra doenças" que os chocalhos têm desde a Idade da Pedra? Generalização das lanternas de pilhas no meio pastoril?

Não tenho a certeza, mas como temos agora esta Arte como Património Imaterial da Humanidade UNESCO, haverá tempo e circunstâncias para nos inteirarmos de todos estes deliciosos pormenores...

E - como é óbvio - uma emissão de selos, dos oficiais da República, será proposta para 2017 tendo como tema estes instrumentos.

Nenhum comentário: