quinta-feira, abril 30, 2015

O Lince Ibérico

Lançamos hoje, no CCB, a 2ª emissão que dedicámos ao "Lince Ibérico". Foi feita pelo Prof. Fernando Correia, um dos mais conhecidos ilustradores científicos da actualidade.

Desta vez a pretexto da sua reintrodução no nosso país.

Já em 1988 tínhamos feito uma outra emissão - desenhada pelo José Projecto, a quem envio um abraço de muita amizade - tendo por base tratar-se  naquela altura ( e ainda hoje) de uma espécie em vias de extinção.

Em 1988 era nosso propósito obtermos o ambicionado endorsment do WWF, o que faria multiplicar as vendas daqueles selos.

Para isso a espécie tinha que ser aceite (estando no cadastro WWF das que se encontravam em vias de extinção) e, obviamente, tinha que se comprovar que ainda existia no país.

E aqui é que " a porca torcia o rabo"... O íntegro biólogo que a Secretaria de Estado do Ambiente e Recursos Naturais ( daquele tempo) encarregara de nos dar assessoria técnica nesta matéria não estava muito convencido:

 - "Dr. Raul Moreira, olhe que o bicho não tem avistamentos em Portugal há mais de seis meses..."
 - "Mas Professor, isso é por causa de serem poucos e a Serra da Malcata também  está quase despovoada...Quem o poderia ver?"

Só me faltava argumentar que os "malcatenses", para além de serem poucos, sofriam de miopia congénita geral, ou outra coisa assim...

Na expectativa do probo biólogo (Dr. Castro Henriques) não assinar por baixo a nossa escolha da espécie - aqui para nós muito mais sexy do que o pássaro "priôlo" ou do que o peixe "saramugo" - foi necessário recorrer à dialéctica, utilizando o método socrático - de Sócrates, o velho, não confundir com o novo, embora ambos estivessem presos.

E lá consegui convencer o nosso biólogo que o lince e a sua família até podiam pernoitar (ter o apartamento) em Espanha. MAS nada impedia - e seria impossível provar - que não se deslocassem a Portugal nas suas viagens diárias em busca de alimento.

Caramelos e latas de melocotón de lá para cá, café de cá para lá ( neste caso coelhos).

A Emissão fez-se. O Presidente de Honra do WWF ( O Príncipe Filipe, Duque de Edimburgo) gostou tanto que mandou dizer ser a "mais bela" das dezenas daquele ano  que tinham o símbolo do WWF impresso.

Os colegas e amigos dos correios  espanhóis  não gostaram da nossa antecipação (queriam o lince e o WWF também nos seus selos) e vingaram-se.

Anos mais tarde lançaram uma emissão de selos dedicada a ...Viriato: Lusitanorum Rex e herói da Hispânia.

Ainda tenho essa emissão atravessada na garganta. Toscos e vingativos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Raúl, só agora vi e agradeço, a habitual estima, retribuindo esse abraço de amizade :).
JProjecto.