quinta-feira, abril 23, 2015

Os Livros

O Dia Mundial do Livro celebra-se esta semana. Nalguns países foi ontem, noutros será hoje.
Poder dizer bem dos livros e da leitura nem é dever ou obrigação. É um autêntico prazer. Neste caso relembro o Poeta e a fala do Gama ao Rei de Melinde:

“Mandas-me, ó Rei, que conte declarando
De minha gente a grão genealogia:
Não me mandas contar estranha história,
Mas mandas-me louvar dos meus a glória."


Tal como o Dom Vasco sinto-me com o peito inchado por escrever um Post a louvar o livro .

Existem várias ( e muito americanas)  listas de razões pelas quais devemos ler. Uma das mais engraçadas foi escrita por uma mulher e podem ler aqui:

http://www.barnesandnoble.com/blog/10-reasons-we-read-other-than-because-reading-is-the-greatest/

Na minha forma de ver o mundo ler um livro  é como espreitar para dentro de outras mentes sem nunca corrermos o risco de nos expormos ou de observar a exposição nos actores (quando vemos cinema, teatro e televisão). Temos o prazer de "cuscar" à janela sem o opróbio de sermos descobertos.

Podemos ler duas ou três linhas e com elas construir um universo paralelo de faz de conta que nos embala para uma boa noite de sono. Guardando o resto do livro para o dia seguinte.

É a oferta ideal. Também é a mais perigosa das ofertas. Tem ideias dentro.

Neste mundo de reality shows e outras obscenidades, uma ideia original é das coisas mais perigosas que existem.

A prevalência de televisão  torna as pessoas de tal forma  opacas que quem é visto com um livro pela mão toma de imediato o rótulo de "intelectual". Que piada!

"Intelectual" era o antigo teórico da ciência, por oposição aos cultores das ciências práticas. Os filósofos por excelência. Também os grandes generalistas , as mentalidades abrangentes com interesses polifacetados em Arte, História, Literatura, Arquitectura, etc...

Infelizmente  o saber amplo e generalista, a ideologia e o estudo das humanidades estão cada vez mais fora de moda . Hoje deseja-se o imediato e o que dê menos trabalho. O pronto-a -qualquer coisinha.

Compreende-se que o livro esteja em decadência. Pelo menos na sua forma física. Até eu já leio em IPad muita coisa. Mas isso, como já aqui expliquei, é mais consequência da falta de metros nas paredes...

Gostar de ler e de livros não é apenas uma questão de paixão ou de emoção. A Ciência corrobora a necessidade de ler:

"The research, (...) showed that reading literary works cultivates a skill known as "theory of mind," which may be described as the "ability to 'read' the thoughts and feelings of others."

Fonte: o ubíquo HuffPost. Provavelmente leram isto nalgum livro...

Nenhum comentário: