terça-feira, março 24, 2015

O Solário

Na minha juventude parecia uma foca. Em mais do que um aspecto. Uma foca musculada depois dos 15 anos , quando já fazia judo  a sério, mas mesmo assim uma foca.

Uma foca que todo o santo Verão passava a vida na água e ao sol. Nasci e vivi (ainda hoje) a 150 metros da praia em linha recta. O que fazia com que fosse logo para a praia pelas 9h da manhã. Lá almoçava e só aparecia em casa depois das 19h. Esganado de fome, porque os  5 escudos que levava no bolso do fato de banho  davam apenas para um pacote de batatas fritas e uma ou duas bolas de berlim .

Vinha já com o banho de água termal tomado nas nascentes da Poça (poupava no gás e na água da torneira), jantava e corria outra vez para o paredão com os amigos, fazendo o trajecto pedonal do Estoril até Cascais.

Como diria o grande Jean Gabin, "C'était le Printemps, c'était le début". Saudades desse tempo em que mergulhávamos nas ondas para molhar as meninas à borda de água como forma de demonstrar um bocado à bruta um interesse que dois ou três anos mais tarde já se manifestava de outras formas.

Um miúdo de 15 anos nesses tempos era mesmo isso. Um miúdo. Uma menina da mesma idade não era assim tão imatura. Sonhava já com namoros enquanto nós sonhávamos com os campeonatos de futebol de salão do Estoril-Praia. Fomos campeões 3 vezes! A nossa equipa chamava-se "Scorpions"... Éramos os reis do deserto.

Nessa altura não me lembro de se falar de problemas de pele causados pela  exposição solar.
Falava-se até à exaustão na "necessidade de fazer bem a digestão antes de tomar banho" e ainda no cuidado em "molhar a cabeça para que o Sol não fizesse mal".

Médicos e suas famílias partilhavam connosco aquelas areias e faziam a sua vida na praia de sol a sol. Era um ambiente muito parecido com o do "Verão Azul" , não sei se lembram da série espanhola passada na Caleta de Maro (Málaga)?

Mas nem esses entendidos falavam sobre esta importante questão .

Hoje em dia ando afastado de praia. Tenho receio que o meu mergulho nas ondas do mar provoque alguma maré viva antes de tempo. De foca transformei-me em morsa. É uma espécie de foca soprada.

Por isso houve quem me recomendasse um "soláriozinho para dar uma corzinha".

Não faço. Nem é por medo ao melanoma, mas sim por uma questão de princípio.

A única cor que admito em cima do corpanzil será alguma vermelhidão no apêndice nasal em caso de congestão, por  constipação ou alergia.

Não mascaro a cara com bandeiras, não ponho maquilhagem (pôrra!), nem pinto o cabelo. Porque é que haveria de querer ficar moreno à força?

Não fazes mas gostas de ver nas meninas? 

Sem vergonha admito que sim. É a idade...

Um comentário:

geraldes disse...

Je sais, je sais , je sais
maintenant je sais , je sais qu'on ne sait jamais!
Abraço
PC
On á été gosses a ce temp la...