quarta-feira, março 04, 2015

As Galinhas aparecem em tudo. São piores do que o DDT.


Para me distrair dei por mim a contar quantas vezes apareciam galinhas em filmes , séries de TV e seus noticiários. Não falo de programas dedicados às galinhas, tipo National Geographic do Galinheiro! Falo do aparecimento sub-reptício das ditas cujas nos outros programas de interesse geral.

Family Guy Peter Griffin TV series chickens comicsE antes que me venham gozar com o Benfica, e com as hortas comunitárias (ou biológicas , ou sustentáveis, ou lá o que é)  de Carnide, aviso já que estas galinhas de que aqui falo não voam! Embora, e já que falei nisso, seja certo e sabido que o galinhame esteja também metido nas ditas hortas que referi.

Mas tanto em Carnide como nas de Alvalade, ou  da Musgueira, onde se situa o Centro Recreativo Águias da Musgueira. O qual não tem galinhas. Pelo menos nas salas...

A "galinha" aparece em Ramala, na Cisjordânia, em Bagdad, em Tabriz, em Donetz. Nalguns destes locais está em vias de extinção, é mais rara do que o lince ibérico (et pour cause) mas o que é certo é que se mantêm no território.

Na Serra da Estrela todos os velhos o sabiam: Galinha velha para a panela, galinha nova para a ova.

Nunca se matam todas as galinhas, por causa dos ovos. Sem galinhas quem é que os vai pôr? Pôr cornos (com vossa licença)  é fácil e qualquer um (uma) o pode fazer. Mas pôr ovos?
O imbecil que matar as galinhas todas vai chupar no dedo quando lhe apetecer uma omolete.

Espreitando por detrás dos carros virados do avesso, passeando pelos  crateras das bombas, metendo a cabeça estúpida por entre os buracos do arame farpado, na zona de guerra estão galinhas!

Ando agora a companhar duas grandes séries:  "Honourable Woman" , sobre o Médio Oriente e as respectivas políticas ocidentais de enquadramento, e "Gotham" uma revisitação mais ou menos fantasiosa do universo pré-Batman na cidade que o terá visto nascer.

Em ambas aparecem galinhas. Então na que retrata o Médio Oriente chego mesmo a acreditar que serão candidatas a "Best Supporting Actress" nos próximos Emmys.

Em Gotham podem não parecer tão evidentes. Dá-se mais pela existência do Pinguim. Pelo menos enquanto que esta série nova não introduza o famoso personagem "Egghead", típico da velha série sua antepassada dos anos 60. Mas o que será um Pinguim senão uma espécie de "galinha antártica"?

Para além disso, em Gotham, o velho mafioso D. Falcone (admitidamente já um bocado ginja) passa a vida num galinheiro de luxo que tem lá por dentro da sua propriedade, a dar de comer às galinhas...

Nada mais suspeito amigos: Galinhas nas zonas de guerrra, por um lado, e a virem comer à mão de um mafioso, por outro lado...

E nem falo (porque não investiguei) nas relações da Galinha com a AT... Terão pago a Segurança Social? Foram penhoradas? Onde e como?

Não me levem a mal. Nada tenho contra esta raça e, pelo contrário,  devo até dizer que muito as aprecio.

Como gosto mais dela é bem tostada no forno com arroz dos seus miúdos, mas uma cabidela nunca se desdenha! Nem sequer uma galinha frita à moda da Serra de Ossa!

Agora uma coisa é certa: eu, se fosse vossas mercês, não punha a boca no trombone em havendo galinhas por perto. Quem nos garante que não são mata-haris especializadas na recolha de informação?

O mundo está perigoso e parece entregue aos galináceos.

The truth is out there!  E cuidado com o Putin!

Nenhum comentário: