quarta-feira, junho 12, 2013

Alguns vinhitos de Verão em tempos de crise

O Verão, tímido embora, há-de por aí aparecer. Mesmo que seja o mais frio dos últimos 100 anos (como já li) o simples facto de estarmos "nele" será conducente a ansiar por coisas mais frescas.

Neste envolvimento de crise parece desajustado estar a propor vinhos que ultrapassem a barreira dos 10 euritos... Nas garrafeiras, está claro! Proponho assim ( e com grande "trabalhêra" que me deu) bons e frescos vinhos nacionais todos a menos de 10 euros!

Nesta altura do ano começo sempre pelos Verdes. Alvarinhos, sem dúvida, mas sem esquecer os "outros". 

*Ora então "tomai do Minho a verde honra que se bebe":

 - Soalheiro do ano (sempre!); Regueiro de Melgaço 2010; Morgadio da Torre 2010; Todos Alvarinhos.
 - Casal de Morgade Azal e Casal de Morgade Arinto (se os encontrarem...). São ambos de 2010. Mas os de 2011 também se recomendam.
- Quinta de Gomariz Loureiro 2010 e 2011.
- Vale de Cambra e Adega Cooperativa de Monção (em vinhos Rosados). Do último ano que apanharem.
- E em casta Espadeiro (tinha que ser!): Quinta de Gomariz e Sociedade Agrícola da Ventozela (SACAVE). Também de 2010 ou de 2011.
- Para a sardinha? O Vinhão, está claro! Aguião e Especial de Amarante. Ambos do ano.

*Nos Maduros que não são tintos nem brancos, faço um alerta para os bons Rosados: Coleção Particular Domingos Soares Franco 2012 (com os seus toques de Moscatel, soberbo!); Muxagat Rosé 2012 (do Douro).

*Agora Maduros Brancos: Prova Régia 2012 (o velho Arinto na sua plenitude!) ; Bons Ares 2011 (Douro); Aveleda Follies Chardonnay e Maria Gomes , 2010 (Beiras); Vallado Branco de 2012 (mais um belo duriense);  Conde D'Ervideira Reserva Branco (Alentejo) 2011; e um Encruzado do meu Dão (vi-me aflito para não passar dos 10 euritos nesta casta...) Quinta das Marias Encruzado 2011.

* Espumantes ? Sem dúvida! Aqui vão algumas dicas:

Quinta da Lagoalva Bruto; Luis Pato Maria Gomes Bruto; Filipa Pato Blanc de Blancs; Quinta das Bágeiras Super-Reserva 2010; Luis Pato Touriga Nacional Rosé; Quinta da Mata Fidalga Tinto de 2011;

E espumantes de Vinho Verde, agora muito de moda: Casa Senhorial do Reguengo; Soalheiro; Miogo (em branco e em tinto); Castas de Monção 2009.

*Por fim, alguns Tintos ditos de Verão, mas que se bebem sempre bem em qualquer época do ano:

Quinta de Camarate Tinto de 2009 ( Domingos Soares Franco); CARM Douro, Reserva tinto de 2010; José de Sousa (Alentejo) 2010 (Domingos Soares de Franco mais uma vez , imbatível nesta faixa de preços ,com muita qualidade!); E termino com um de Touriga Nacional (mais uma vez foi difícil arranjar esta casta rainha a estes preços razoáveis): Aveleda Follies Touriga Nacional 2009. Um vinho Regional das Beiras excelente para este preço!

E Bom Proveito faça a todos , nalguma Esplanada, Quintal, Terraço ou Varanda, pois claro!

Um comentário:

Rui Oliveira disse...

Bom dia,

Estava a pensar comprar o Castas de Monção bruto 2009 que se encontra a menos de 5€...vale a pena?