segunda-feira, junho 17, 2013

Solar do Forcado em Portalegre

Agora que - sinal dos tempos - José Júlio Vintém teve (infelizmente e com muita pena de todos os cultores da boa mesa) que abandonar a sua aventura quase solitária de apoios no Tomba Lombos, parece que o melhor restaurante da Cidade de Portalegre será este :

Restaurante: Solar do Forcado
Rua Cândido dos Reis, 14
Telef: 245.330.866
7300-129 Portalegre


Casa pequena e acolhedoura, não muito fácil de dar com ela nesta cidadezinha antiga feita de pequenas ruas e praças atrás de praças, encantadora para quem a descobre com os seus vagares, mas algo confusa para quem deseja estacionar perto da "manjedoura" como aparentemente é o caso de todos os portugas quando chegam a algum lado.

O que vos posso dizer é que procurem a cidade velha e dentro desta , tendo por referência o Largo da Catedral onde podem estacionar, virem as costas à mesma - pedindo licença! -  e dirijam-se à sede da PSP (passando primeiro pela da GNR). É quase uma peregrinação autoritária! Aí - na PSP - perguntem pelo Restaurante porque já estão perto...

Boas mesas, boas toalhas e guardanapos, bons copos e talheres.
 Carta limitada e tendo por base muita "grelha"... De Porco Preto, obviamente, mas também de gado vacum taurino (para honrar o nome da casa). Boa lista de vinhos, esmagadora no Alentejo, mas com a grande virtude de sair do vulgar e entrar nas pequenas produções locais! Bem visto!


O Prato recomendado (do dia) era Cozido à Portuguesa (atenção que não era o cozido de grão, nem a sopa da panela, nem outras variações transtaganas da velhinha "olla").

Opinião esquizofrénica se revelou: bons enchidos, boa carne de porco, má batata, más couves (repolho, mas também quem vai comer cozido no Verão?)... Quantidade assim-assim. Que baste para quem come medianamente, um pouco "apertada" para quem come um pouco mais.

O vinho tinto da Urra (colheita do ano de 2011) estava excelente e salvou a refeição. Isso e o Pata Negra de Salamanca da entrada...

Doces conventuais estavam na carta (mas não os provámos), indo antes por umas  excelentes cerejas da Serra de S. Mamede (S. Julião).

Pagaram 3 almas (penadas) por esta refeição um pouco menos de 60€. Muito razoavel para o que se comeu e bebeu, com cafés mas sem digestivos que o caminho para casa era longo ...

Em conclusão: temos de lhe dar mais oportunidades de mostrar aquilo que tem. Pareceu-me ser uma casa honesta e com boas carnes (o que já é muito).

Resta aconselhar os leitores a irem, mas a reservarem, porque sendo dia de semana e de trabalho, lá para as 13,30h já seria difícil pousar neste Solar...Vai a edilidade, vão as empresas locais...

Nenhum comentário: