quarta-feira, novembro 30, 2011

A Decadência dos Indivíduos (no caso presente, Moi)

A decadência física ou intelectual é uma coisa lixada, todos o reconhecemos. Evidentemente que há decadências e decadências, mesmo sem entrar pela história do Voltaire e das suas conhecidas "duas mortes do homem macho": a propriamente dita e a das "bolinhas"...

Embora modernamente as duas "conclusões" da vida activa do macho homem estejam cada vez mais próximas no tempo uma da outra, por conta da investigação farmacêutica!  E em boa hora para felicidade de todos (deles e delas)....

Um atleta olímpico, dependendo da modalidade, atingirá o auge perto dos 27 ou 28 anos. Se for maratonista, mais tarde. No judo de alta competição estudou-se que o equilíbrio ideal entre a sabedoria, a experiência (porque não a "manha"?) e a pujança física,  verificar-se-ia ao redor dos 33 anos. No futebol todos nos lembramos do Gordon Banks, o grande guarda redes da selecção inglesa, que  defendeu a baliza da selecção com 40 anos. E hoje Ryan Gibbs no ManUnited, que como 38 ou 39 ainda é jogador de campo!

Está claro que as profissões ditas "de cú sentado" são mais duradouras e nessas, à parte algum furúnculo (já me aconteceu...) ou despertar do hemorroidal (este por enquanto não tenho)... O que dá cabo desta malta de camisa e gravata, sentada à secretária, são normalmente as doenças coronárias, uma ou outra cirrose para os mais atrevidos ou o bendito AVC - bendito, se for fatal.

Mas deixando de lado esta conversa escatológica em tema, vou-me agora referir ao outro tipo de decadência: a dos neurónios! E da forma como podemos todos detectar que alguma coisita nos está para acontecer...

Uma das coisas que nos fará despertar o sinal de alerta da senilidade precoce é quando começamos a confundir a abertura da Máquina de Lavar Roupa com a do Caixote do Lixo. Mesmo hoje em dia, em que quase toda a gente "recicla",  ainda me acontece às vezes ir deitar as peúgas no lixo, sem que para tal haja razão evidente ... As formas de contrariar esta tendência são duas:
- Nunca lavar as peúgas, De forma a que quando se retiram dos pés, depois de algumas semanas de uso, podem ir directamente para a "poubelle".
- Perder o mau hábito de fazer da Máquina de Lavar depósito da roupa suja. Comprar um recipiente apropriado para o efeito que se deve colocar afastado do caixote do lixo! Sob pena das cascas de banana passarem a fazer companhia às camisas...

Outro sintoma de alerta para a admissão à categoria de "ginja" (ou cereja já um bocado passada) é quando nos perdemos ao volante.
Saímos de um local, andamos uns km, e daí a pouco não sabemos onde estamos,  nem para onde íamos, nem sequer o que lá íamos fazer... Esta só me aconteceu uma vez ainda - estando sóbrio, está claro! As outras vezes não contam! -  em resultado do esgotamento que sofri logo depois da exposição Mundial que organizámos em 2010: saí uma noite do Parque das Nações e fui dar comigo dentro do carro (vá lá, vá lá...) no Alto da Damaia... O meu caminho de destino  era o do  Estoril. Ainda hoje estou para saber que vueltas deu o meu subconsciente para ir parar a tal sítio...

Finalmente, a mais conhecida de todas as antecipações da senilidade: quando nos dá a chamada "Branca". Nunca percebi porque é que lhe chamavam a "Branca"... Mas dou aqui alguns exemplos para os Leitores se situarem:

-" Pôrra! Ontem quando o teu Pai apareceu e estávamos sem roupa, deu-me uma "branca" que até me esqueci do nome dele..."
-"Oh Sr Guarda, eu não deixei a carteira com a carta de condução em casa de propósito! Deve-me ter dado uma "branca" e pronto."
-" Como está Sr Dr.... he...he...isto é, Sr. Engº...he...he...olha que coisa... deu-me uma "branca" e vai daí esqueci-me do nome de V. Exª"

Remédios? Ouve-se falar dos Complexos de Vitaminas, dá na Rádio Amália muita publicidade a uma "coisa" chamada Mangustão Mais (acho que é assim que se chama). Os naturalistas defendem a ingestão de diversos chás, mas todos (médicos incluídos!) recomendam que devemos seguir os seguintes conselhos:
1. Eliminar a carne vermelha bovina o suína.
2. Eliminar todas as outras carnes gordas.
3. Não consumir mais do que três gemas de ovos por semana (no ovo, a gema é que contém o colesterol),
4. Eliminar camarões e ostras.
5. Eliminar frituras, enchidos, produtos de salsicharia, farinha e açúcar refinados.
6. Eliminar cigarro, café e álcool (todo, acho que mesmo o alcoól de pôr nas feridas)).
7. Pouca ingestão de manteiga, cremes, queijos, e margarina.
8. Redução do sal.

Não está mal visto e tomei em boa conta.  Deixo aqui estas recomendações na melhor das boas vontades!

Claro que nunca as vou aplicar.  Livra Demóino!

 Para mim  viver é Viver mesmo. Para quem deseja apenas sobreviver basta ter a crisezinha em atenção.

Bom Feriado e aproveitem bem porque, destes , será o úiltimo!!

Vivam os Conjurados do 1º de Dezembro de 1640!  Abaixo a hegemonia castelhana da península!
(Mas deixem passar o Jamón muchachos!)

Um comentário:

Maria Paz disse...

Afinal não disse em que fase de decadência se encontra :) mas gostei. Também não prescindo dos prazeres da vida, com moderação. Morra marta, morra farta. Bom feriado.