segunda-feira, novembro 28, 2011

Guisado à "Calona" (neste caso, Calão...)

O título é feio, "Calona" rima com trombona, mijona, cagona,  e outras coisas terminadas em "ona"...Como "maratona"... (O que é que julgavam ordinarões??!!). Mas "Calão" também não é melhor...Experimentem as rimas possíveis...

Mas fora isso, o guisado do qual vos dou em baixo humilde receita, faz-se em 45 minutinhos! Podem crer porque o experimentei neste Domingo.

Mas já lá chegaremos, primeiro o "enquadramento":

Começa o terror da "saison". As compras e as ofertas. Se bem que reduzidas à sua dimensão mais pequena por causa daquilo que nos fizeram (ainda não se sabe bem quem foi, estão a investigar...).

Nestas coisas das compras há que nos revestirmos de um cinismo absoluto , aliado a uma esperteza saloia de Odivelas (ou maior). De facto, a Santa gosta de tudo controlar. Quer saber onde se gasta o dinheiro e com quem. Como muitas vezes se trata do dinheiro do "Je", do "Moi", mesmo sendo relativamente pouco eu acho que ela tem tanto direito a saber do assunto como o Jorge Jesus a ter acesso à táctica do Paciência 24h antes do derby! (Ainda dói amigos? Deixem lá que passa mais depressa se puserem vaselina...).

Dessa forma vou com ela às compras para a família cá de baixo, geralmente ao Sábado, e depois, enquanto a "criatura" vai à Missinha, no Domingo, trato eu das minhas outras devoções....

Foi o que se passou neste fds, deixando-me tanto como 60 minutos para tratar do almoço do senhorio e do locatário... Obviamente que não tinha nada  já temperado de véspera (até podia, mas assim não se justificava a "pressa" e os truques menos "gastgronómicos").

Guisado à moda de um bom calão: Comprem secretos de porco preto, uma embalagem de toucinho de porco preto também, entremeado. Um pacote de coentros já cortados ,  azeite, duas latas de grão cozido, meio chouriço alentejano (para não fugirmos do "mote") aos pedaços pequenos, meia morcela preta, cebola e alho para o refogado. Uma cenoura não muito grossa, Louro em folha, 2 malaguetas esmagadas, um copo pequeno de Moscatel, Madeira (ou de vinho branco).

Comecem  por refogar ligeiramente a cebola, cenoura cortada  e o alho no azeite, com uma mão de sal, e juntando o chouriço cortado, a morcela aos bocados,  o toucinho entremeado também ele cortado às fatias o mais finas que puderem, pedacinhos de louro, os coentros  e malagueta.
Logo que esteja loura a cebola deitem o vinho .
 Depois os "secretos" cortados ao meio.
Ao fim de meia hora a apurar sempre ao lume médio, introduzam o grão já cozido, com alguma da água que vem nas latas. Rectifiquem de sal, dêem uns abanões ao tacho  e fica a apurar de novo mais 15 minutos até retirar para a mesa.

Fácil, rápido e...bom! (com desculpas pelo elogio em boca própria).

Acompanhem com um tinto novo, que tenha algum tanino. Por exemplo um Bairrada da Casa de Saima, ou das Bágeiras... Eu resolvi o assunto com um branco já muito evoluído, de 2005, do Centro de Estudos de Nelas...  E veriam como foi feliz este casamento...

Nenhum comentário: