quinta-feira, setembro 29, 2011

Uma Receita de Lebre que dê para Coelho!!??

Pediram-me para dar aqui uma receita de Lebre mas que - em sinal dos tempos e por respeito para com o Povo - também servisse para o coelho, bravo ou doméstico...

Uma difícil proposta. Mas é destas dificuldades que o queima cebolas amador gosta. Na pior das hipóteses sempre se deve ter à mão de semear umas latitas de atum, grão de bico e mayonnaise, para tapar algum "buraco" devido à nabice do dito amador...

Começo por dar a receita tradicional do Baixo Alentejo da Lebre com feijão branco:

Para 4 pessoas -Lebre com Feijão Branco

1 Lebre; ½ quilo de feijão branco; 2 cebolas médias; 4 dentes de alho; Salsa; 1 colher de sopa de banha; 0,5 dl de azeite; 2,5 dl de vinho branco; 1 folha de louro; Sal e pimenta em grão

Põe-se de molho o feijão na véspera,  num recipiente em separado. Parte-se a lebre em pedaços e tempera-se com cebola e alhos, a salsa picada, louro sal, pimenta e vinho.
No dia seguinte, a lebre vai para o tacho de fundo bem espesso, acompanhada dos respectivos ingredientes. Adiciona-se então a banha e o azeite e fica tudo a estufar em lume brando. Sempre que necessário, junta-se um pouco de água. Coze-se à parte o feijão só com sal. Depois de tudo cozido, junta-se o feijão e a lebre com um pouco do caldo, onde esta estufou, e deixa-se ferver em lume brando, durante dez minutos.

Para termos comparação anexo agora a famosa receita, já citada pelo Eça,  do Coelho à Moda da Porcalhota (hoje Amadora...).

Coelho Guisado para 4 pessoas

1 coelho com +- 1,300kg ; 2 dl de vinho tinto ;1 colher de sopa bem cheia de banha ;3 colheres de sopa de azeite ;1 cebola grande ; 1 bom dente de alho ; 4 tomates médios ; sal q.b. ; pimenta q.b. ; 1 colher de sopa de salsa picada .

Corta-se o coelho aos bocados. Põe-se ao lume um tacho grande com o azeite e a banha ( tem que ser grande para que os bocados do coelho não fiquem uns em cima dos outros). Assim que as gorduras estejam a fumegar, deitam-se os bocados do coelho para alourar virando-os para alourar por igual.

Depois de alourado, põe-se o lume brando, adicionando o vinho, a cebola picadinha, o alho picado, o tomate pelado e sem grainhas cortado aos bocadinhos, sal e a pimenta.

Tapa-se bem a caçarola continuando a cozedura por +- 1 hora, conforme a dureza do coelho.
Depois de cozido rectificam-se os temperos, polvilha-se com a salsa picada e serve-se bem quente.

Acompanhe com  batatas simplesmente cozidas ou alouradas em azeite e alho.

Como verificam as grandes diferenças são :

a) o tempo de vinha de alhos (no coelho doméstico tempera-se na altura, na lebre ou coelho bravo será de véspera).
b) Também o vinho é tinto no caso dos animais domésticos e costuma ser branco no caso da caça.
c)  E obviamente que o tomate não entra na Lebre, pois decerto lhe abafaria o gosto a bravo, tão importante para os apreciadores. Mas a sua presença torna-se importante na confecção do coelho doméstico exactamente para dar cor e gosto a uma carne que - se apreciada sem condimentos - é sensaborona até dizer chega...
d) Finalmente, o Coelho doméstico - pela rigidez branda ou inexistente - é frito primeiro (alourado), enquanto que a Lebre ou o Coelho bravo carecem de ser primeiro estufados para amaciar as carnes rijas.

Se tivermos estas simples notas em consideração penso que se minimiza o risco do Almoço de Lebre (ou de Coelho) se transformar em Mayonnaise de Atum.

Experimentem!

E para beber?

Duas sugestões. Uma do Alentejo - o excelente Herdade do Porto da Bouga Garrafeira de 2007 ( se o encontrarem no Pingo Doce comprem por menos de 9 euros. Um achado!).
A outra do Douro - O Quinta do Crasto Superior de 2009 (ou de 2007) - Situado entre o Crasto corrente e o Vinhas Velhas, este Crasto Superior surpreende pela magnífica relação qualidade\preço. Pode-se comprar por cerca de 12 a  14 euros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Carissimo Raul. Espero que estejas em grande forma. Acabo de almoçar em casa da minha muito querida sogra que me apresentou um coelho "estarola" excelente, com uma receita praticamente idêntica à "postada" por ti e que te sugiro pois as diferenças são mínimas. Então cá vão elas:
- O coelho é deixado a marinar em vinho tinto durante dois dias, totalmente coberto pelo vinho, adicionando-se à mmarinada cebola, alho, louro, sal, pimenta, alecrim.
- Á fase de fritura é igual à da tua receita, só que a minha sogra utilizou exclusivamente azeite. No final do alouramento retirou alguma gordura, adicionou ao coelho a marinada com todos os ingredientes nela contidos, juntou um molho de salsa e deixou ao lume durante 1 hora em lume brando. retificou temperos e quando pronto serviu o coelho sobre pão frito. Acompanhou com batatinha primor. Peerguntei à minha sogra (uma alentejana com sotaque carregado e uma excepcional cozinheira) se este coelho "estarola" levava tomate e ela disse-me que não pois em sua opinião tomate não fazia uma boa ligação com vinho tinto. Se tiveres pachorra experimenta um dia destes e se quiseres dar-me a tua opinião com muito gosto a lerei. Abraço muito apertado do Rui