quarta-feira, agosto 03, 2011

Vai uma favada de Verão?

Na Revista do Expresso da semana passada li um artigo muito engraçado sobre o facto de alguns restaurantes de praia fecharem no Algarve uma vez por semana, neste mês de Agosto, tal e qual como os restaurantes normais de outros pontos do país, em qualquer mês do ano... .  O autor comentava com graça que se "no Algarve, na Praia!" não aproveitam em pleno todos os dias e todas as horas desse mês em que se faz dinheiro para aguentar  os outros meses do ano, então seria porque "esta coisa da Crise é alguma invenção dos lisboetas"...

Vem isto à colação para vos informar (aos que estão de férias) que aqui em Lisboa fecha tudo neste mesmíssimo mês. Ou quase tudo. Há restauradores (poucos, muito poucos) que viram o furo de se manterem abertos em Agosto na cidade, e por esse motivo estão sempre cheios e com a casa à cunha. Reserva é imperativa!

Ontem, no sempre amado Galito, refrigério para  alfacinhas neste Agosto em que quase todos os habituais "paradeiros manducais" fecham para férias, comi um "Cozido  de Verão Alentejano ". Sopinha de carnes de porco e de borrego embebidas num caldo de beldroegas e grão... estava à moda da Dª Gertrudes (abençoada) e está tudo dito!

No fim de semana passado resolvi  fazer uma favada para o almoço de Sábado. Claro que para a "santa" cá de baixo - que abomina favas, tal como o Jacinto do Eça, antes de as ter provado - tive de fazer um tachito com ervilhas... Nada que custe já que a base da preparação é quase a mesma.

Esta coisa da Senhora não gostar de comer coisas que nunca provou - caça, favas, arroz de carnes, alheiras, etc... - pode parecer à primeira vista estranha para quem não a conhece. Nada tem de estranho. Apenas reflecte uma das suas idiosincrisias extremas. Para aí a número 32...Estamos até a pensar que lhe passará com a idade (tem apenas 82 aninhos) tal como algumas das piores manias dos adolescentes na fase "do armário".

Mas adiante que não estamos em Amarante!

Fazer favas nesta altura do ano carece de ir ao "El Cortes" comprar aquelas embalagens pequenas de favas "baby" frescas. Nunca utilizem favas congeladas, porque têm a tendência de se desfazerem no refogado e a água que deitam dá cabo da sapidez da "puxadinha". Prever 1 embalagem por cabeça (mínimo).

Começem por picar miudamente 3 dentes de alho grossos, uma cebola média e um bom punhado de coentros. Eu costumo pôr tudo junto  no "1,2,3" que garante uma muito maior homogeneização desta base de tempero.

Levem ao lume brando num tacho de base grossa, de preferência de ferro, barro ou alumínio fundido, esse tempero com um bom golpe de azeite, uma mão média de sal grosso, pimenta preta moída na altura e uma ou duas malaguetas também elas picadinhas (facultativo). Acrescentem logo um chouriço e meio de carne, de qualidade, partido aos pedaços e sem pele. E ainda um chouriço e meio  "mouro", também conhecido aqui na Estremadura como "chouriço das favas", sempre aos pedaços grossos mas aqui deixando a pele. Manda a tradição que o chouriço de carne esteja  rijo (seja por isso mais antigo, com mais tempo de cura) para aguentar bem o refogado. Se tiverem em casa um pedaço de toucinho de porco preto, entremeado, fica sempre bem para ajudar a compor a sapidez deste prato tradicional.

Deixem apurar uns 10 a 15 minutos em lume fraco. Passado metade desse tempo deitem um meio copo de vinho moscatel de Setubal ou vinho branco se preferirem).

Quando o refogado estiverr louro deitem as favas e juntem uma colher de sopa de açucar mascavado. Tapem e deixem apurar até as favas estarem cozidas (mais ou menos uma hora se forem dessas favas "baby") sacudindo o tacho de vez em quando.

Nota 1: Um dos "truques " que me ensinaram consiste em derreter um pedaço de banha de porco preto ao lume e deitar por cima das favas de vez em quando. Quem estiver de dieta pode passar sem isso... Mas então pode  ter de deitar uns goles de água para que o guisado não "pegue".

Passada meia hora provem e acertem os temperos. Sal e Pimenta. Quinze minutos antes de ir para a mesa introduzam duas farinheiras de porco preto inteiras por cima das favas e deixem cozer. Cortem-nas, empratem tudo com coentros frescos picados por cima e Bom Apetite!

Acompanhem com uma salada de alface e cebola em corte miudo (ripada). bem temperada de azeite e vinagre balsâmico.

Nota 2: Para as Ervilhas é  semelhante. Não ponham açucar, evitem os coentros  e antes de tirar do lume escalfem um ovo por pessoa dentro do tacho. Há quem aprecie este refogado com pedaços de cenoura. Decorem com salsa picada.

2 comentários:

CSilvério disse...

Caro Dr.

Com este dedo que o senhor tem para a cozinha se tivesse concorrido ao "Master Chefe" (RTP1) eram favas contadas. Talvez para uma próxima edição...

Um abraço

Maria Paz disse...

Cozido... favas... ervilhas com ovos escalfados. Adoro. Hoje vou comer arroz de pato. Também não é nada mau. Vou imprimir a receita das favas. Em minha casa faziam-se apenas estufadas, com uma cecola, um dente de alho, salsa e coentros, nem sequer levavam qualquer carne nem a acompanhavam. Para mim ainda é a melhor forma de as degustar. Agora marchavam de qualquer maneira.