segunda-feira, agosto 15, 2011

Crónicas da Serra 2

A "malta" cá de cima já começou a poupar "pr'à Crise" como eles dizem. Têm sobretudo receio que haja cortes nas ajudas aos doentes e aos velhos. No resto não se importam assim tanto. É gente antiga, habituada a viver com pouco, quase todos tiram as batatas e as couvitas da terra, e para conduto haverá o que se puder comprar.

Alguns ainda se lembram dos tempos da fome, lá para os anos 60 do século passado, e ensinam aos novos o que passaram.

Todos têm dificuldade em entender como é que um País que recebeu tanto dinheiro e aparentava tanta ostentação, está hoje assim como está, pelas ruas da amargura.

 "-Comilões! Foram todos uns Comilões!"

E têm razão. Agora quem "comeu tudo e não deixou nada" é que eu não sei ... Nem eles. Mas desconfiam.

Os jovens estão revoltados com a falta de emprego. A emigração, outra vez para o Luxemburgo e para a Suiça, é comum. Vão os que têm competências manuais: pedreiros, carpinteiros, estucadores, electricistas.

Quem parece estar a viver menos mal aqui em cima, mesmo com a Crise, são os mecânicos de automóveis. Como não há dinheiro para comprar novo, têm as oficinas sempre cheias com os carros antigos. Entram e saem que parecem moscas...

E, tenho de o dizer, na viagem que fizémos de Lisboa para  a Mealhada pela A8, tomando depois a A17 e a A14 e daí para a A1 de novo, foi confrangedor ver os pouquíssimos carros que circulavam até chegarmos à A1.

Para que se gastaram rios de dinheiro naquelas AE que hoje mais parecem estradas fantasmas? Para encher de dinheiro os bolsos de alguém, não duvido...

A história das parcerias publico-privadas e da forma como hipotecaram o futuro do País tem de ser explicada. É urgente que seja explicada!

Mas duvido... Há demasiados interesses em jogo. Quer do PS quer do PSD.

Um comentário:

Felisberto Lopes disse...

Parece-me até que as ditas parcerias publico privadas foram iniciadas por um semhor que agora parece sofrer de amnesia; o nosso Exmº Presidente da Republica. As mesmas forma iniciadas po ele e cresceram desmesuradamente com o Eng. Guterres. Mas pela forma como o nosso Presidente por vezes se direge aos Portugueses mais parece nada ter a ver com as ditas.Daí se conclui que quer P.S, quer P.S.D.têm o rabo preso em todos estes anos de desgovernação. Para bem de todos e independentemente da nossa simpatia politica, queira Deus que este Governo consiga colocar o País no rumo certo.