terça-feira, agosto 02, 2011

BPN? Não conheço, não sei quem é...Ele há tantos bancos no País, não posso saber o nome de todos...

Ah Ganda Alberto João! Estivesses cá tu no Côtenete e talvez o Caso do BPN fosse diferente (ou não...).

Era ignorar que havia banco, deixá-lo morrer naturalmente  e lidar com as consequências da falência, decerto menos gravosas financeiramente do que este "dote" dado e arregaçado a Angola.

Então o nosso (mais deles!) Governo "oferece" o BPN ao BIC e ainda lhe paga por cima para tomarem conta da "prenda"?

Está como uns amigos meus que ofereceram um jipe a um familiar. Este, depois de o usar e na altura da revisão,  ia sempre pô-lo à porta dos ofertantes para que lhe mandassem fazer a revisão à conta...E queixava-se amargamente:
-" Olhem que este Jipe é caro de manter! E paga que se farta nas Auto-estradas!"

Vamos a contas:
No DEVE do Governo de Portugal - 2,4 mil milhões de euros gastos em 2 anos. Mais 550 milhões a gastar agora para capitalizar o dito Banco. Mais as indemnizações dos despedimentos (que ainda ninguém disse quantos vão ser). Mais a assumpção dos Activos Tóxicos... Estimativa do Blogger - depois de tudo encerrado talvez 4 mil milhões de euros. Depende dos tais Activos Tóxicos...
No HAVER do mesmo Governo - 40 milhões de eurinhos. E vá lá, vá lá que não são a pagar em 10 anos, em cómodas prestações anuais. Ou são? Já nada me surpreende nesta infame tragédia.

Então, e não  recorrendo ao Sr. Ministro das Finanças, que para esta conta deveria também vir munido do "documento de suporte", parece-me que o Estado\Governo gastará 4 mil milhões para receber 40 milhões.

Uma proporção interessante (não direi "colossal") de 1 para 100!!!

Oh Troika! Oh FMI! Oh Banco Central Europeu! Acudam que estamos a ser roubados!!

Valerá a pena esgaravatar nos bolsos dos pobres para ir arrecadar um terço ou um quarto do que aqui se desperdiçou?

Onde está a  Justiça Social?  E a "outra" Justiça que tão pesada deveria ser para Gestores e mandantes do BPN?

Volta Madoff que te enganaste no País! Aqui serias Rei...

2 comentários:

JCalado disse...

Curiosamente, o BPN era dominado por pessoas ligadas ao PSD e a Cavaco. Agora, a dar a cara pelo banco luso-angolano que vai fazer o favor de ficar com o BPN, apareceu Mira Amaral, ex-ministro de Cavaco. Deve ser coincidência...

Maria Paz disse...

Já há muitos anos, e sucessivos governos PS / PSD, dum ao outro venha o diabo e escolha, que me questiono onde foram eles aprender a fazer negócios. Vendem porque dá prejuízo, fecham porque dá prejuízo, privatizam porque dá prejuízo, mas ao fazerem tais negócios o prejuízo aumenta.

Vá-se lá entender... e o povo consente.