segunda-feira, agosto 08, 2011

Bacalhau, antes que desapareças...

Um fim de semana sem praia. Começa a tornar-se hábito. Penso que o que está mal são mesmo os nossos hábitos... Sol e calor nas ventas , água do mar a 20º? No ar, 33º grauzinhos à sombra? Verão como antigamente?

Talvez a próxima geração dos Tugas seja como os ingleses, que com água a 14º e temperatura do ar a 20º já saltam para as suas praias,  rindo e cantando por causa da  boa sorte que têm...

Nesta altura em que os meios novos (Moi) ainda não estão dispostos a esses sacrifícios há que encontrar alternativas para passar o tempo que não requeiram muito esgaravatar no bolso das moedas.

Neste FDS fui (fomos) ao barbeiro, e ao cinema (ver o "Super 8". Muito recomendável!! Paródia inteligente aos filmes do Spielberg com actores de palmo e meio notáveis!). E para o almoço de Sábado atrevi-me a fazer um bacalhau no forno com natas e azeitonas.

A Receita paradigmática do Bacalhau com Natas que deve estar na cabeça de todos os alfacinhas será a do "Funil" , casa antiga da velha burguesia lisboeta, na Elias Garcia. Essa receita é semelhante à que aqui apresento, mas leva puré de batata. Como verão eu decidi antes ir pelas batatas fritas.

A vantagem destas receitas é que muito se pode ir adiantando de véspera, poupando assim nos tempos à frente do fogão no dia aprazado para a degustação.

Na sexta feira à noite cozi 4 boas postas de bacalhau (eu tento sempre comprar o de cura amarela. Apesar de  não ser tão grosso como o "Asa Branca", é muito melhor, rijo e saboroso, mantendo os seus óleos essenciais). O Bacalhau é cozido em leite onde deito uns grãos de pimenta preta. Logo que o leite levante fervura apaga-se o lume e depois abafa-se o tacho durante uma meia hora para que o bacalhau acabe de cozer.

Depois de deixarem esfriar limpem bem de espinhas e de peles. Reservem as lascas.

No dia seguinte vão adiantando as batatas. Fritem bem em óleo de amendoim, em cubos pequenos. Reservem também. Para 4 pessoas serão 1,5 kg, mais ou menos. Uma cuba da fritadeira bem cheia.

Fazemos de seguida o refogado: um bom golpe de azeite, muita cebola cortada às rodelas finas (4 médias ou 3 grandes).  3  chalotas também finamente cortadas. 5 dentes de alho migados  bem finos. Louro picadinho, pimenta preta. Juntem uma mão meia de sal grosso. Quase no final do refogado (quando a cebola começar a alourar levemente) juntem um copo de vinho branco meio (já sabem que eu gosto de usar Moscatel de Setúbal)  e metade de uma embalagem de molho "Barilla" com azeitonas e tomate.
Feito o refogado deitem dentro as lascas de bacalhau e um frasco inteiro de azeitonas pretas descaroçadas, bel escorridas. Mexam algumas vezes para envolver bem e deixem apurar em lume brando, durante cerca de 30 minutos.

Num tabuleiro de ir ao forno deitem o preparado. Por cima as batatas fritas. E por cima destas 3 embalagens pequenas de molho béchamel (não vale a pena estarem a fazer em casa).  Espalhem bem o Béchamel de forma a cobrir todas as batatas uniformemente.

Levem ao forno quente (250º). Meia hora na posição de assar normal e meia hora a tostar por cima.

Acompanhem com uma salada mista feita na altura.

E para beber ? Aconselho um Branco de Verão:  Alvarinho Soalheiro de 2010 ( a cerca de 9 euros).

Bom Apetite!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite,

Obrigado pela receita. Tenho na cabeça o bacalhau à Funil, ia là quando era muido mas acho que o restaurante mudou...

A receita é exatamente a mesma, mudando so as batatas fritas pela puré nao é?