terça-feira, agosto 30, 2011

3 experiências, 2 sucessos

Os últimos restaurantes a que fui foram o Galito, à entrada de Carnide, em Lisboa; o Santa Luzia, em Viseu; e o Curral dos Caprinos, na Estrada da Várzea, a Colares.

Paguei, para 2 pessoas, sensivelmente o mesmo nos três locais: 68,40 euros no Galito, 65,20 euros no Santa Luzia e 69,70 euros no Curral.

Saí satisfeito, com os olhos a brilhar e de pé ligeiro, dos dois primeiros Restaurantes. Comi mal (e com muita pena, atendendo aos "pergaminhos" da velha casa), no Curral dos Caprinos. Mas vou esmiuçar de seguida:

a) No Galito comeram-se as entradas bastas e boas da Casa, uma garrafa de Soalheiro 2010 (magnífico!);
 1 Cozido de Verão e uma dose de Iscas de Porco fritas, 2 cafés e um Jameson.
b) No Santa Luzia foi-se por uma mayonnaise de camarão a dividir por dois (excelente); duas doses de Barriga de porca frita com arroz de feijão e migas beirãs; um Quinta de Saes Branco 2008 e um Quinta de Saes Tinto Estágio prolongado de 2005; 2 cafés.
c) Finalmente, no Curral dos Caprinos - também se começou por umas entradas de fritos (croquetes , rissóis); 2 queijinhos frescos; 1 Dose de Cabrito assado e outra de Bacalhau Assado na Brasa à moda da Casa. Uma garrafa de Vallado Tinto 2008 (muito bom). 2 cafés.

O Serviço é de qualidade alta nas três Casas aqui referidas. Obviamente que no Galito somos já "da família" e que no Santa Luzia estamos lá quase, mas não é pelo serviço que o Curral desta vez "pecou"...
Foi mesmo no capítulo da confecção e  qualidade  dos seus materiais.

Em primeiro lugar houve que devolver duas garrafas de verde tinto. Por estarem  há demasiado tempo no frio já não se podiam beber. Depois o Cabrito Assado foi uma sombra do cabrito que por ali se comia... Ausente a sapidez necessária , molho deslassado, batatas assadas requentadas, animal de dimensão poderosa e, por isso mesmo, mais talhado para chanfana do que para assar no forno. Bem sei que estou mal habituado, por trazer da Serra os melhores cabritos, até 5kg ou 5,5kg no máximo, mas mesmo assim já comi esse prato emblemático no Curral muito melhor confeccionado.

Aliás, a dimensão da "besta" não é tudo...Carne de Luxo pode-se comer na Beira Alta de animais já com 8 ou 9 kg (os chamados Borregos mamões, que apesar de já comerem erva ainda "mamam"... É preciso é saber fazer: mais de 4 horas em forno médio, virar muitas vezes...).

O Bacalhau  devia ser bem grelhado na brasa, mas a qualidade do peixe falhava de novo: muito (demasiado) demolhado, húmido e sem lascar, carne a desfazer-se depois da acção da grelha. Batata de má qualidade, tal como a do Cabrito, aliás.

É o Bacalhau que temos, dirão alguns... Mentira! Vão à Tertúlia às Segundas Feiras e logo verão o que quero dizer.

Agora em jeito de conclusão: estando os tempos como estão, e a pagar praticamente o mesmo, porque raio havemos de insistir em frequentar Restaurantes que não nos satisfazem? Será por Masoquismo? Então aconselho a baterem com a cabeça num muro, sai mais barato desde que o muro não vos pertença, porque cabeça dura que nem cornos devem ter...

Nota sobre Restaurantes aqui perto de Lisboa que NUNCA vos deixarão ficar mal: Beira Mar, Degrau L, Galito, Horta dos Brunos, Jockey, Solar dos Presuntos, Tertúlia. Alguns são mais caros (Beira Mar e Degrau L) mas em todos eles desde que o volume da carteira o permita, sairão felizes e contentes a assobiar o "fado da Mouraria"...mesmo que não o conheçam.

O tabuleiro de Cabrito na foto foi "caseiro"...Não notam logo pelo cheirinho a rosmaninho e pelo tostado da pele? E com grelos lá da quinta, segados à mão...

Um comentário:

Anônimo disse...

Raúl eu queria ver se ganhasses €500 por mês , se frequentavas estes Restaurantes e depois cantavas o fado:) ehheheh
A função pública ainda vai dando! Por isso é que o País está como está , a gastar mais que o que devia.E depois a Finlândia não tem razão!! Eles é que depois têm de pagar os cabritos que os Portugueses andam a comer, mas eles não vão em cantigas,ehehehe!