segunda-feira, julho 26, 2010

Finalmente , a Sardinha!

Por duas vezes a catrapisquei no mesmo local (pois não, ao ver que estava já amanhada a preceito logo combinei para o fim de semana outra visita).
Foi no excelente Maré Alta de que aqui já falei. Não custa recordar as coordenadas:

Restaurante Maré Alta
Rua Cobre
Cascais
2750-321 CASCAIS
Telefone - 214843845

Já sabem que para lá chegar , ou vêem do Guincho pela estrada interior direitos a  Birre e entram no Cobre depois da Rotunda do MacDonald's, ou então saem da A5, para Alcabideche,  metem pela estrada nova ao lado do também ele novo Hospital de Cascais, sempre em frente,  primeiro a descer e depois a subir, pela direita, e enfiam para o Cobre antes de chegar à tal Rotunda.

Também penso que já aqui disse que  o proprietário é Peixeiro. E devo dizer que abastece os mais famosos Restaurantes da Linha ( Porto de Santa Maria, inclusivé!).

Por isso a norma desta casa é maioritariamente piscícola: Peixes grelhados, fritos ou cozidos, Filetes de Pescada com arroz de marisco,  Arroz de marisco; Espetada de tamboril e, quando os Clientes grandes Restauradores não os compram todos ,  mariscos de 1ª qualidade!

Fazem por encomenda - e muito bem confeccionadas! - caldeiradas de peixe escolhido previamente pelo Cliente, caldeiradas de lavagante ou de lagosta, feijoadas de Buzinas ou de chocos, Peixes Inteiros assados no forno.

Naquele Sábado onde nos reencontrávamos com Amigos bons, dos melhores, mas algo apartados do nosso convívio  pelas circunstâncias da vida, quisémos recebê-los com o melhor que a Casa tinha:

 Percebes da Roca, médios\pequenos mas deliciosos. O Mar mesmo ali à nossa mesa! Mini-Pataniscas de Bacalhau para fazer dente enquanto a sardinha assava no carvão. Depois as Sardinhas! Batata cozida com a pele de qualidade razoável (e vá lá, vá lá, que o panorama batateiro tem andado péssimo por estas Lisboas) E as competentes saladas: mista e  de pimento e alho. Para terminar uma Feijoadazita de Buzinas com feijão manteiga...
A Sardinha, que serviu de mote para este encontro fraternal, estava já bem comestível, de lombo graúdo e lustroso, a desdenhar do azeite. Segundo o proprietário Zé Alberto,  a partir daqui e até aos meados de Setembro "só podem melhorar!". Acredito porque ele anda nisto do Peixe há mais de 30 anos...

Bebemos Murganheira Bruto de 2008 até à feijoada e depois entrámos por coisa mais séria. Levei da minha adega o  Scala Coeli de 2006 da Adega da Cartuxa... Um Varietal de Syrrah que está de se lhe tirar o chapéu! Porquê o Espumante? Porque havia que harmonizar percebes e sardinhas e não me apetecia mudar de vinho... E, sobretudo,  porque começando a bebê-lo e apesar de eu pessoalmente o ter achado um pouco "seco" em demasia, cortou na perfeição a gordura das sardinhas ...

Sobremesas: sempre o crocante de ananás da casa. Seguiu-se a sossega... Algumas aguardentes brancas de vinho verde refrigeradas, Black Label para outros (porque era Sábado...).

Entretiveram-se 9 macambúzios , com os búzios e o sardinhame,  nessa tarde de Sábado, entre as 13h e as 17h (!!) por não mais do que 35 euros por cabeça. e com direito a percebes em barda! Mesmo descontando que o Tinto foi por fora, esteve dentro da razoabilidade para uma festança de Amigos.

À maneira!

Nenhum comentário: