quinta-feira, maio 13, 2010

Na Hora de Apertar o Cinto

Eu bem avisei... Vem aí o "verdadeiro" PEC, aquele que afecta as famílias e os bolsos dos portugueses.

Será hoje discutido em Conselho de Ministros, depois de obtido o beneplácito do PSD

Pelo que  ouvi na noite passada temos de nos preparar para a subida de um ponto no IVA (regressa aos 21% para a generalidade dos bens, passa a 6% nos de primeira necessidade e a 13% na hotelaria e restauração).

O IRS vai subir 1% para quem ganha até 5 ordenados mínimos; 1,5% para todos os outros.

Políticos, Deputados, gestores de Empresas Públicas vão baixar 5% os seus ordenados.

Não consegui ainda confirmar a criação de um imposto extraordinário de 25% sobre o Subsídio de Natal, nem se este imposto seria para todos,  ou apenas para a Função Pública , ou ainda, apenas para os abrangidos no corte dos 5%.

Vão cortar-se ajudas e subsídios, a Empresas Públicas e a particulares.

É mau? Comparado com as medidas que a Espanha e a Irlanda tomaram, ou com aquilo que foi exigido à Grécia, não é assim tão mau... Comparado com o que tínhamos ontem,  evidentemente que piora a situação do "Zé Pagante"...

Como dizia um grande amigo meu (infelizmente já a dar as suas magníficas aulas de Direito do Trabalho e Segurança Social no Olimpo):

- "Isto de apertar o cinto tem duas faces: aqueles que, se apertarem mais partem as costelas, de magros que já estão. E aqueles que, se apertarem mais rompe-se-lhes mas é o cinto,  de tão gordos que estavam..."

Suponho  que a maioria dos meus leitores esteja (como eu)  naquela posição intermediária, entre os pobres magros e os ricos gordos, posição essa tão grata aos Poderes constituídos, já que é por conta dos impostos sacados à  "manada" dos "nem ricos nem pobres , antes assim-assim"  que os Governos vão buscar a esmagadora maioria da sua Receita...

Até ao dia em que acordarem e derem pela falta da Vaca Leiteira que ordenharam tantos anos (a Classe Média)...

Já faltou mais...

Nota 1 : Antes que alguns "amigos" venham para aí  embirrar comigo  com a questão dos gordos e dos magros, quero confirmar que as palavras foram aqui utilizadas no  sentido das bolsas (cheias ou vazias). E quem pensar o contrário pode ir andando para o Campo Pequeno, que tem por lá agora muitas cadeiras em volta do redondel, onde podem ir esperando até entrarem...

Nota 2: Já viram como as petrolíferas se adaptam à crise, substituindo a "menina do gás" pela "Mula do Gás"?  Esta última não só será mais económica de manutenção (de certeza!!) , como também contribui para a sustentabilidade da horta do pobre. Pois, está bem. Mas... Não é a mesma Coisa!!

Nenhum comentário: