segunda-feira, maio 03, 2010

Dia do Sol

Parece que hoje se comemora o Dia Mundial do Sol. Ainda bem... Depois da "noite" que foi este fim-de-semana (em vários sentidos, incluindo, mas não apenas, o futebolístico) eu já precisava - nem que fosse metaforicamente -  do calorzinho benfazejo do Astro-Rei nas delicadas fuças...

Ontem foi Dia da Mãe... A "cena" começou na véspera , quando foi proposto à  Real-Senhora o que desejaria almoçar no Domingo.

-"Cabritinho? Peixe assado no forno? "
-"Qual Quê!! Quero antes Bacalhau à Gomes de Sá... Já não o como desde o Natal!"

O Blogger tinha tido a má sorte de se esquecer que o Sábado era 1º de Maio. El Corte Inglês "cerrado"... Continentes e outros que tais,  "chiusos". Como tinha deixado para a  última hora a compra da prenda colectiva (minha e do Senhorio) para a Senhora Mãe\Avó, estão mesmo a ver como estava a ficar "tramado" ...


















Tínhamos decidido dar-lhe um telemóvel dedicado aos "Seniores",  um AEG de abrir e fechar com teclas muito grandes no interior, números de emergência bem visíveis, carregador grande e mais fácil de se encontrar...Sempre tem mais de 80 anos.

Parece que estes TM's para Séniores são raros... Depois de muito procurar nos poucos lugares abertos neste 1º de Maio, lá consegui  encontrar um .  Entretanto tinha perdido a manhã de Sábado. Comprei um pedaço de leitão na Meta do Colombo e estava o almoço feito.

Dediquei parte da noite a ir adiantando o bacalhau. Desconfiado das batatas que estavam na cozinha ainda perguntei.
 -" Estas batatas são da quinta?"
 - "Tenho lá cabeça para saber essas coisas! São batatas e pronto. Vêm da terra como as outras!"

Deixei descascadas e em água com um fio de vinagre, as batatas duvidosas, as cebolas, as chalotas e os alhos. Pus em cima do fogão os tachos e a sertã onde devia trabalhar no dia seguinte.

Chegado o Domingo  lá fui para o El Corte fazer o que deveria ter feito na véspera, as compritas da semana.

Das 11h às 13h não parei de esbracejar junto dos fogões. Infelizmente a batata era mole como as papas, decerto comprada pela minha "santa" para fritar,  em revolta vingativa contra as que trazemos lá de cima da Beira Alta, que - como se costuma dizer - dão 10 a 0 a estas coisas feitas em estufas...

Não sei se já tentaram fazer Bacalhau à Gomes de Sá com batatas destas? É para esquecer... Acabei por decidir não cortá-las às rodelas, pois à medida que o fazia em vez de rodelas de batata ficava com puré.













O Bacalhau- esse sim, do bom mesmo, cura antiga,  comprado em Ílhavo - olhava desdenhosamente para aquela péssima companhia que eu lhe tinha dado... salvou-se ele, as cebolas e os alhos.

Já à mesa as críticas ferviam:

-" Tu tens a mania que sabes cozinhar? Olha que linda coisa aqui está apresentada!" ; " Está tudo a desfazer-se!" ; "Mais valia teres ido comprar um frango assado!"
- "Olhe que o problema é das batatas, que não prestavam. Eu ainda lhe perguntei de onde eram..."
-" Quais batatas quais quê! O bom cozinheiro cozinha com quaisquer batatas! falta de jeito é o que é!"

Quando foi da entrega da prenda ainda pior:

-" Mas o que é isto aqui tão grande?"
- "São as teclas, para se verem melhor os números"
-" Que coisa mais mal amanhada! Isto é para velhos!"
-" É um TM feito para pessoas de idade, com muitas facilidades" (ajudava o meu senhorio à festa...)
-"Eu ainda não estou Velha ouviram?!  Velhos são os Trapos! O que V. querem é  pôr-me nalgum lar para ficarem à vontade!"

Aqui, devo confessar,  não tive muita coragem para negar a diatribe... não era bem pô-la num Lar, era mais eu partir para a Patagónia, onde dizem que as comunicações fixas e móveis (graças a Deus)  são quase impossíveis de conseguir...

Para piorar ainda mais este Dia Negro, já todos sabem a figura de urso que o meu Benfica fez essa noite nas Antas, entrando de àguia ao  alto, em voo altaneiro para o Título,  para sair de "sendeiro" e rabo entre as pernas... e nem o resultado do "seu" Sporting ajudou ao bem-estar anímico do meu Senhorio.  Imaginem as "trevas"  e o ranger de dentes que se faziam sentir lá por casa, ontem à noite.

Chiça, penico, chapéu de coco!

Venha então o Sol alegrar esta negritude que trago na Alma...

O que vale é que levo hoje o Sr Morita - Gostou tanto disto que está outra vez de regresso!! -  a almoçar ao Sr Emílio, à Tia Matilde!  Só espero que os "jovens" 89 anos do Sr Emílio - sempre presente a receber os convivas na sua magnífica casa de bem comer -  não lhe tenham dado para embirrar comigo, em simpatia clubística pelo team dos "oitentas"...

Que vivam muitos anos e bons todos os nossos "oitentas"!... Mas relativamente afastados do meu bigode se fizerem favor. Pelo menos nos dias mais próximos, que ainda me dói a moleirinha dos trambolhos que ouvi...

Obrigado!

Nenhum comentário: