segunda-feira, novembro 30, 2009

Foi-se o Azeite e veio a Manteiga (dos Alpes...)

É com mágoa que informo que distinto Restaurante de sabores transmontanos "A Companhia do Azeite" fechou finalmente as portas lá em Cascais, no Bairro da Torre... A gerência não conseguiu levar a melhor perante esta malfadada crise que afasta as pessoas da restauração... E situado num local de pouca ou nenhuma passagem obrigatória, não valeu à economia da Casa a proverbial propaganda de "boca a ouvido", mesmo que coadjuvada por excelentes críticas dos nossos "maiores" J.Quitério e David L.Ramos.

Em sua substituição apareceu uma nova proposta, exactamente naquele local meio escondido, por detrás da Agência do BES da Torre (passe a publicidade):


Sabores dos Alpes
Rua da Torre 1155
2750-768 CASCAIS
Telef - 21 0099 6296

Proposta de Chef, sempre presente na sala e na cozinha, com uma oferta de comeres tipicamente suiços, com as inevitávies Raclettes de bom queijo, a carne fria dos Grisons em prato de charcutaria e queijos bem apresentado. Mas também a verdadeira “Fondue au Vacherin Fribourgeois”, a “Charbonnade”, os “Rosti”, o creme duplo de “Gruyère” com merengue e frutos vermelhos, o café “Valdotain” ...

Lá fomos um destes dias, e comemos bem. Os vinhos são , por enquanto, muito limitados em variedade e qualidade. Salva-se um branco suiço da casta Chasselas, adequado ao nosso palato, vibrante de frescura e de bouquet muito agradável.

Nota: Le Fendant, de son nom Ampélographique "Chasselas", est le cépage le plus répandu en Valais. Il produit des vin fins, élégants, mettant en valeur la diversité des terroirs.

Em estilo meio telegráfico aqui dou notícia da refeição:

Entrada de Carnes Frias - (infelizmente a carne fumada dos Grisons estava esgotada!!) mesmo assim o Prato continha Salpicão de porco preto, Presunto da mesma proveniência, Mortadela suiça, queijo Emmental, Salami suiço.

Salada de fígados de aves - Boa no seu género, com os fígados grelhados por cima de cama "alfacinha" fresca.

Raclette de queijo com batatas novas assadas - muito bem conseguida. O Empregado ia cortando e trazia para a mesa, a pouco e pouco, o queijo derretido que depois mergulhávamos nas batatas ou no pão quente ( muito bom) disponível.

Com vinho a copo (que se mandou retirar) e a tal garrafa de Chasselas suiça, pagámos cerca de 60 euros...

Boa sorte desejo eu a esta nova aventura!
Mas permitam que também diga que tenho saudades da "Companhia do Azeite" e dos grandes vinhos e comidas "de Inverno" que lá tive ocasião de saborear, desde o Cozido de casulos até à excelente Posta, passando pelo Cabrito Assado...

Que saudades... e onde se meteu aquela sábia, alegre e prestativa família?

2 comentários:

Fernando Bernardo disse...

Raclette com queijo Gruyère!?
O prato tradicional é composto por queijo Raclette (do Valais), batata cozida (miúda, com a casca), os picles (pepinos pequenos e cebolinhas) e as carnes frias finamente cortadas (viande sechée des Grisons et jambon cru).
O queijo Gruyère (por vezes misturado com Vacherin, Etivaz, Emmental, Sbrinz,...) é a base da famosa Fondue au Fromage.
Bon appétit.

Anônimo disse...

Bom dia, estava a reler o post sobre a companhia dos azeites, pois queria ver o tel de modo a marcar mesa, e fiquei surpreendido com o fecho do restaurante. Fui a este restaurante em Maio (salvo erro) e voltei depois em Julho. Quando fui ao restaurante em Maio - jantar - só estvam 3 mesas ocupadas, assisti à tragédia da família. A Senhora tinha recebido no meio do nosso jantar a notícia que o pai tinha falecido (em Bragança) e nós fizemos a tradução para 2 casais de estrangeiros da situação. Por conversa posterior em Julho, eles vieram para Lisboa, depois de terem aberto um restaurante em Bragança - provavelmente voltaram para lá....
Francisco Martins