quinta-feira, outubro 08, 2009

E o que fizeste nas semanas passadas, para além da XXLUBRAPEX?


















1) Em primeiro lugar a visita ao Irão e a emissão comum "Águias". Já falei um pouco deste assunto. Queria apenas sublinhar o tal aspecto de maior modernidade e de maior abertura que me pareceu descortinar na sociedade de Teerão desta vez, ao comparar com a minha última visita em 2006. "Primavera Marcelista" no horizonte? Assim fosse...

2) Depois, as preocupações com o envolvimento institucional dos CTT junto da Presidência da República.

a)Lançámos o Livro "Palácio de Belém" da autoria do Director do Museu da Presidência , Diogo Gaspar , e da historiadora do mesmo museu ,Teresa Santa-Clara.
Como consequência fomos convidados para o almoço do dia 4 de Outubro, em comemoração dos 5 anos do Museu da Presidência, na varanda do Palácio de Belém. Eram convidados todos os Mecenas do Museu da Presidência (imaginem a profusão de Presidentes de Bancos e de grandes companhias portuguesas...) bem assim como as famílias dos Presidentes anteriores (vivos ou mortos) que doaram o seu espólio ao Museu.

Levei o Presidente dos Correios do Brasil, aqui presente para inaugurar a XX LUBRAPEX, e ele ficou deslumbrado com a informalidade da situação e com os cumprimentos pessoais do nosso "casal presidencial"...
Segundo ele, no Brasil e dado o conhecido feitio "de braços abertos " do Presidente Lula, a segurança à sua volta é de tal ordem que apenas com hora marcada e escrutínio policial prévio à família e vizinhos, é possível um qualquer cidadão apertar-lhe a mão...

E ainda tive a oportunidade de levantar do chão uma das viúvas dos antigos Presidentes da República que ...caíu da cadeira lá nesse almoço! (a viúva, não o defunto Presidente da República, não vão os Leitores tirar conclusões precipitadas... e o " outro" que caíu da cadeira famosa lá mais para cima, para a Linha de Cascais, era Presidente sim, mas do Conselho de Ministros). E Não Senhor , não digo quem foi a Senhora! Um cavalheiro não fala dessas coisas...

Despedi-me do Prof. Cavaco com um "Então muito Obrigado e até amanhã se Deus quiser"... Isto porque:

b) Como habitualmente, em 5 de Outubro lá estive eu outra vez no mesmo local para lançar a Emissão comemorativa do dia da República, neste ano dedicada às "Mulheres da República".

A maioria são feias de fugir, e com aquelas cabeleiras de época ainda pior... Lá dizia o antigo ditado " Angelina Vidal a assustar Portugal"... De todas as formas, a verdadeira beleza vem de dentro e , nesse aspecto, foram todas estas senhoras admiráveis!

Permito-me destacar Beatriz Ângelo, a primeira cirurgiã portuguesa a exercer de facto a sua profissão e a primeira mulher Latina a Votar! Primeiro que as francesas, espanholas, italianas, centro e sul-americanas votou Beatriz Ãngelo! E porquê? Porque o legislador republicano - quando delimitou o direito de voto - não falou em sexos mas sim na figura obrigatória de Chefe de Família... Ora Beatriz Ângelo, sendo Mulher era de facto também chefe de família pela lei portuguesa da altura... E foi-lhe dada razão em Tribunal para exercer o seu direito.

Está claro que - segundo dizem - o Juiz "macho" que lhe deu razão era o Pai da grande activista Ana de Castro Osório, Presidente do Movimento Nacional Feminista (Não confundir com o outro que apareceu depois!!!) e que também aparece nestes selos.

Nenhum comentário: