terça-feira, outubro 27, 2009

Ave Cesar 2 - A reunião da WADP


Na Reunião do Comité de Gestão da WADP que se realizou durante todo o dia 22 (WADP: Associação Mundial para o Desenvolvimento da Filatelia) acertaram-se as agulhas para o workshop do Uruguai - em Novembro - sobre Ética na emissão de selos postais, dirigido aos Operadores Postais designados da América Central e do Sul.
Da parte da tarde também se realizou um Fórum com 6 participações de especialistas mundiais no combate à fraude, sobre as formas de reforçar a segurança nas edições de selos, com relevo para o caso dos selos personalizados cuja forma expedita de fabrico muitas vezes leva a que os Operadores Postais emitentes passem por cima dos cuidados mínimos exigidos a quem é editor de Valores.

Papéis impressos com tintas de segurança e possuindo outras marcas especiais, e ainda picotes de segurança foram demonstrados, mesmo para o caso dos selos auto-adesivos.

Interessante, sem dúvida, embora nos parecesse que este fenómeno da cópia dos selos é sobretudo um caso de polícia nos países nórdicos (com a Alemanha à cabeça) devido às suas enormes tiragens de selos da base, o que os torna apetecíveis para os falsários.

Todavia, o ponto da discussão pré-Forum que levantou mais celuma (como não podia deixar de ser) foi a questão do financiamento das Exposições Mundiais de Filatelia num futuro próximo, onde os Operadores Postais deixariam de ter o monopólio da sua actividade e teriam que se bater de igual para igual com uma concorrência que não é obrigada a estes tipos de apoios à Filatelia Organizada...

Recordou-se à FIP que apenas 25% a 30% do investimento directo numa Mundial de 11 dias é recuperado pelos Operadores Postais durante a mesma exposição, e pediu-se contenção no número de dias destas Mostras, sendo que este exemplo da Itália 2009, onde a Mostra durou apenas 5 dias e quase todos de "casa cheia" , poderia muito bem vir a ser utilizado no futuro como paradigma das exposições Mundiais a haver.

A acompanhar em futuras reuniões, sendo que se trata de um assunto vital para definir as "regras do jogo" do que poderá ser a filatelia de competição daqui a alguns (mas poucos, muito poucos...) anos.

Nenhum comentário: