terça-feira, janeiro 13, 2009

O Português é mesmo "estranho"...


Voltou a chuva. mas antes tivémos uns dias de "griso" como há muito tempo não se sentia...Pois se até na nossa quinta de S. Martinho, abrigada num vale das faldas da Estrela, nevou na semana passada!!

O meu amigo de infância Paulo Gil, hoje Comandante da Protecção Civil, foi acusado de não ter , como deveria, feito face ao mau tempo e ao problema dos automobilistas encerrados em estradas fechadas ao trânsito por causa do gelo e da neve.
Todos ouvimos as queixas desses automobilistas , alguns eram profissionais, motoristas de longo curso, a queixarem-se - à boa maneira queiroziana - da "choldra" que era este País...

-"E que tinham passado, na Alemanha por estradas onde a neve cobria as rodas do TIR e a estrada continuava aberta!!"

Não duvido que em Portugal a Protecção Civil não estivesse preparada para estes dias e noites atípicos, mas quem quer comparar uma região como a Alemanha - onde estas situações são comuns todos os Invernos, com Portugal, estará decerto a "fazer mal as contas" ...

E que dizer dos imbecis que, furando os bloqueios das estradas cortadas e desobedecendo aos avisos de Bombeiros e da Protecção Civil, avançavam por onde não deviam e contribuíam para os problemas??!!

- "Vamos indo devagarinho só para ir ver a neve que as crianças nunca a viram..."

Pois... Somos mesmo estranhos...Lembra-me aquela cena fantasmagórica da Praia de Caxias encerrada por causa dos coliformes fecais na água- durante os anos 80 - e da reportagem que por lá fez a TV. Quando perguntava aos casais com filhos porque é que teimavam em utilizar aquela Praia perigosa para a saúde, ouvia "pérolas" como esta , que eu nunca mais consegui esquecer:

- "Olhe, nós nem fomos à água, só deixámos ir os pequenitos lavar os pés e molhar a cabeça por causa do Sol..."

Mudou alguma coisa em quase 30 anos? Que "Choldra" ...

Nenhum comentário: