quinta-feira, janeiro 08, 2009

Última Ceia no VírGula

Conheci Pedro Rodrigues desde os meus tempos do ISCTE. Era meu colega Assistente.
Depois soube que ele tinha enveredado por uma vida dedicada à Restauração, abrindo, gerindo e fazendo do seu Restaurante algarvio "O Tradicional" um exemplo de como em Portugal também podíamos fazer cozinha de autor numa altura em que este conceito era sobretudo lido e comentado, mas ainda não praticado pelos "indígenas"...

Muito mais tarde vim a encontrá-lo em sociedades que geriam Restaurantes de Lisboa, lembro-me do "Faz Figura" e sobretudo do "VírGula" ali mesmo em frente ao rio Tejo, por detrás da estação de comboio da CP do Cais do Sodré.

Hoje será o último dia em que o estimado chefe Bertílio Gomes nos presenteará com a sua arte neste "VírGula" que já nos é de boa memória.

De facto o Restaurante vai encerrar. Falta de Clientes? Talvez apareçam agora menos do que noutros tempos - é a crise insidiosamente a atravessar-se no caminho - mas sobretudo a rigidez de procedimentos da Administração do Porto de Lisboa, senhorio de Pedro Rodrigues, que não terá levado em conta, nos negócios que fez com a sociedade do "VírGula", a necessidade desta ter de levantar e construir quase do nada um espaço acolhedor e moderno onde se pudesse exercer alta cozinha.

Pedro Rodrigues recebeu da AGPL um barracão em ruínas e infecto, cheio de ratos , e fez dele um dos espaços mais atraentes da frente ribeirinha...

E para quê? Para o devolver agora tal como o recuperou , ao senhorio, por falta de pagamento das rendas.

Hoje é o dia do último jantar do Chefe Bertílio no VírGula. Vamos lá todos dar um abraço amigo
à equipa do VírGula , desejando-lhe que encontre rapidamente outro espaço onde possa exercer o seu mister, para gáudio e prazer de todos os que apreciam a gastronomia.

Ementa "Bertílio Gomes" do VírGula

Entradas: Terrina de foie gras com queijo de figo em carpaccio e azeite de chocolate; Caldo de rabo de boi com raiz de basílico e quinoa, rolinhos de legumes; Camarão grelhado com geleia de erva limão e azevias de castanhas e funcho; Dome invertido de bacalhau, espuma de batata e azeite de chouriço; Queijo da ilha D.O.P. assado com pão alentejano, molho virgem e maçã bravo de esmolfe com cogumelos com espargos, ovo trufado e pata negra.

Peixe: Asa de Raia com vinagrete morno de vinho tinto, batatas salteadas com espargos; Robalo de mar e salicornia ao vapor, arroz basmati; Peixe-galo corado, ravioli de tomate e lingueirão, molho de açafrão;Bacalhau fresco, guisado de ervilhas e ovo escalfado; Cantaril assado com risotto de amêijoas à Bulhão Pato e legumes secos;Lavagante com pack choi salteada e molho de tangerina.

Carne: Lombo de veado, mosaico de batata-doce, feijão verde; Entrecote de novilho, milho frito e esparregado; Carré de borrego assado, batata com queijo de Serpa e acelgas; Bochecha de vaca estufada em vinho tinto, boletus e espargos verdes; Costela de leitão e puré de castanhas, aipo e abóbora;Capão na púcara com aromas do virgula.

Sobremesas:Fofo de chocolate amargo com maçã caramelizada e gelado de café; Tarte fina de maçã com molho de gengibre e gelado de baunilha do Tahiti; Parfait de maracujá sobre crocante de avelã e molhos tropicais; Pastel de Lamego com tempura de pêra e sorvete de tangerina; Cinco chocolates; Tarte de figos macerados e amêndoa com gelado de alfarroba; Creme brûlée de abóbora c/ gelado de nozes;

Nenhum comentário: