segunda-feira, novembro 17, 2008

Jantar de Família

Não era bem família, família, mas era como se fosse. Aproveitando o amável convite da proprietária do Beira Mar para as tradicionais Galinholas ("qué raras son...") e tendo por pano de fundo a publicação do 1º livro do meu "senhorio", fez-se um desafio a alguns Amigos para se deslocarem no Sábado passado a Cascais para um jantar festivo que antecipou um pouco as festas de fim de ano.

Com licença da Dª Lurdes levei os vinhos:


- Branco - Casa de Santa Vitória 2006 (1º prémio do Concurso de Vinhos do Alentejo) poderoso, cheio de textura, sabor a pêssegos maduros, notável!

- Tinto - Quinta de Roriz Douro Reserva de 2004 - Era uma incógnita este tinto, do qual apenas sabia ter vencido a prova cega realizada na garrafeira do CCB entre os Pintas, Poeiras, Vale Meão e outros que tais do mesmo ano.... E a qualidade viu-se mesmo e provou-se. Austero ainda na boca , secando um pouco o palato. Não guloso como tantos dos seus irmãos feitos para agradar de imediato, mas de grande dignidade estrutural. Frutos pretos, poucos, e um pouco de pimenta. Auguro-lhe um grande - enorme futuro...

Para acompanhar estes "molhados" de grande categoria a resposta em "secos" teria de estar de igual para igual:

- Percebes da nossa Costa, incomparáveis de frescura , cozidos no momento.
- Caldeirada de lavagante nacional. Uma pequena puxada em azeite (extra virgem do melhor!) de lavagante fresco partido aos pedaços, com cebolinhas e um toque de pimentos.
- Galinholas estufadas à moda do Beira Mar, com castanhas, chalotas pequenas, batatas assadas e arroz dos seus miúdos.
- Torradas com manteiga composta de Galinhola (o famoso patê feito com os intestinos) e no final as cabeças das "bichas" para chupar a mioleira (só para os entendidos).

Para terminar este Jantar de Sábado um gole de Lagavullin e um puro cubano Epicure nº2.

Aqui vai, para quem se interessar, a indicação do livro do meu senhorio:

"Para uma Melhoria da Representação Política"
André Freire
Manuel Meirinho
Diogo Moreira

É da Sextante Editora e - na minha opinião - constitui uma boa leitura para noites de insónia... (ainda sou despejado lá de casa.)
Espero que ele não publique muito mais, porque se eu tiver de dar um jantar destes sempre que há livro , mais vale começar a aprender a lavar pratos ou candidatar-me a Administrador do BPN... (pôe-te na Fila!)

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Papá babado e ao filhote

Um grande beijinho aos dois

Gracinda

Anônimo disse...

Parabens ao seu Senhorio, e, obviamente, aos seus progenitores!!!

JCA