segunda-feira, novembro 10, 2008

Mais Comentários ao Selo Personalizado

Parabéns pela reflexão mon ami. Leitura perfeita! A fórmula de franquia "Selo Personalizado" embora não possua o SELO de qualidade emitido pela UPU, vingará e o modelo/versão actual sofrerá muitas mutações. Há que ser realista: este segmento de mercado é rentável, muito rentável; o processo já não terá marcha-atrás. Claro que os "timoneiros" que ocupam importantes cargos nos organismos nacionais e internacionais apoiarão esta política dos Correios: à maioria, só interessa organizar grandes exposições e promover as suas colecções clássicas e temáticas – uns verdadeiros amantes da medalhística.

Coleccionarão eles estes produtos? Sem as verbas dos Correios – leia-se filatelistas e, agora, também, doutro tipo de clientela – a coisa seria bem complicada…Uns pensa(va)m que a divulgação e promoção da filatelia passaria pelos Clubes, exposições e política filatélica. Outros há, que julgam que o futuro passará pela ordem inversa. O futuro dar-nos-á a resposta.

Cumprimentos,
Fernando Bernardo

Caro Correio-Mor:


Julgo que a sua opinião é sempre de ter em conta, e sobretudo Esta, considero-a bastante equilibrada e concordante em muitos aspectos com a minha, muito embora defendamos interesses tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes. Sem nenhum "tique", poderia subscrever o que opina.

PS- Esta última parte vai-me trazer... alguns "amargos".
Paciência.
Saudações,
Peninha

Comentário aos Comentários:
Uma única coisa ficou por dizer. A velocidade de transição do actual coleccionismo filatélico para o coleccionismo do Sec XXI (leia-se, com a "personalização") não será a mesma em todos os Países europeus , nem terá o mesmo sucesso em todos os lados. Esta é a variável ainda não quantificada que poderá "baralhar" as nossas opiniões e dar ainda espaço - por muitos anos - ao coleccionismo como o conhecemos.

E não nos esqueçamos das consequências da Crise económica! Numa actividade como esta, que não faz falta para alimentar o corpo nem para curar as doenças ou pôr um telhado por cima das cabeças, é mais provável que a crise afecte a compra "por impulso" - já de si considerada como "de luxo" - do que afecte as compras daqueles Filatelistas que , com fidelidade e há muitos anos vêm alimentando o espírito com os selos que adquirem...

Mas o Futuro o dirá melhor do que qualquer de nós...

Nenhum comentário: