domingo, julho 15, 2007

Tehran 2 - O Trabalho






Uma das fotografias é de uma "Mala Posta" Iraniana no Museu Postal.

A outra é de uma "Drogaria\Mercearia" na terra Natal do Iman Komeiny que - por pouco - passaria bem por uma Drogaria dos bairros típicos de Lisboa (por exemplo da Graça).

Agora a Emissão conjunta:

Fomos recebidos por umas 12 pessoas, na Direcção Geral dos Correios do Irão, para discutir a Emissão Filatélica conjunta.
Mulheres só como tradutoras (obviamente apenas com a cara à mostra entre as sobrancelhas e o início do queixo).

Apesar das dificuldades e demora por causa da necessidade de tudo ser traduzido, conseguimos sair de lá com a ideia de que :

a) A Emissão é muito bem vinda para o Correio Iraniano (e para o Governo, aqui as coisas são indistinguíveis)

b) E quanto ao respectivo design deveríamos evitar referências históricas de há 500 Anos atrás, e situarmo-nos em temas comuns mais actuais: Águias de Montanha dos dois Países, Tapeçarias feitas à mão, Lendas e Mitos; foram estes os temas que mais agradaram aos anfitriões.
Num dia em que as Reuniões começaram às 9.00 em ponto e se prolongaram muito por depois do almoço (oferecido pelos Colegas Iranianos e de qualidade , já falarei disso) não regressámos ao Hotel sem visitar o local de nascimento do Iman Komeiny , Ícone de todo o Irão.

Não sei se esperava uma espécie de "Santuário de Fátima" islâmico, e por isso ainda me surpreendi mais com a realidade.

Ficámos sem palavras para descrever o que vimos: este Homem dominava o País e efectivamente governava 70 Milhões de pessoas desde uma Madras pobre dos arredores de Tehran, onde comia, dormia e ensinava num sofá velho coberto por um lençol azul celeste...

Foi depois enterrado com toda a pompa e circunstância que o poder do petróleo permite obter (num mausoléu esplêndido onde os folheados de ouro puro revestem torres e minaretes) mas a sua vida de trabalho e de ensino era (pelo menos pareceu-nos) mais pobre do que muitos professores primários pobres do tempo do fascismo aqui em Portugal.

E reparem que falo já da altura em que regressou do exílio de França, aclamado por todos como "o" Leader do Irão!!




2 comentários:

Anônimo disse...

O novo picote com a Cruz de Cristo será "tecnicamente possível" nesta emissão conjunta?

Anônimo disse...

Cá vem o aaaaaaanonymous! que desta vez se encontra preocupado com questões técnicas, que lhe não dizem respeito.
Ele devia era preocupar-se se fazia sentido esta emissão a despropósito de algo que não existe de comum. Mas também temos nesta altura a certeza que não sairá tal como aconteceu ao Perú em que só nós vimos o "bicho" e não foi a Bela Vista.....
Esta não é minha. Li aqui neste blogue. Ai amiguinho aaaaanonymous que profundidade no tema.