domingo, julho 15, 2007

Tehran - 4 Impressões finais




A fotografia retrata a Visita de Estado do presidente Chavez a Tehran para ... o lançamento da Emissão de Selos conjunta Irão-Venezuela!!!

É só política o que se respira.

Imaginem dois pacóvios portugueses que foram tratar de uma simples (pensávamos nós) Emissão de Selos terem direito a escolta permanente desde a chegada ao Aeroporto até à nossa partida do mesmo Aeroporto (acompanhamento de 24h, até se hospedaram no mesmo hotel) composta por 4 indivíduos: dois motoristas e dois "operacionais" à falta de melhor nome...

A nossa caravana era constituída por dois carros e por seis pessoas!! E assim nos deslocávamos para qualquer que fosse o destino. Acreditem!

As "Vistas" eram todas programadas. O "City sight seeing" era o que "eles" achavam que nós gostávamos de ver e não o que nós desejávamos ver. Andámos dois dias a implorar que nos deixassem visitar um Museu Nacional Iraniano, para nos deleitarmos com as reminiscências do Aqueménidas, Dario e Ciro, etc... Em vão. Levaram-nos ao Museu Postal e a um Centro Comercial (dá para acreditar??) e já gozámos.

Dá a ideia de que a actual governação dá mais importânica aos últimos 30 anos da História do País do que aos mais de 7 mil anos que ficaram para trás... Deprimente e (penso eu) perigoso para as novas gerações...

Coisas Positivas - o desenvolvimento da Cidade; a aplicação em obras públicas, saneamento, etc .. dos dinheiros do petróleo; a Limpeza e a Segurança.

Coisas Negativas - A falta de liberdade de expressão! O aparente desdém com que se encara a Herança Cultural e Histórica de uma das mais antigas e importantes regiões do mundo.

Nenhum comentário: