quarta-feira, dezembro 06, 2006

Bacalhau que chegue para Todos

Está complicada a vida para os amantes do fiel amigo...

Peritos internacionais da ONU estimam que, se não for efectuada uma paragem na pesca imediatamente, dentro de 15 anos o bacalhau poderá estar em vias de extinção...

Antes que isso aconteça vamo-nos entretendo com o que já está seco - e que seria uma pena deixar estragar...

O Amigo Manuel Subtil entra nesta contenda enviando-nos um ficheiro a propósito: são 100 Receitas de Bacalhau que não deixarei de ir citando aqui.

NOTÍCIA de 20 de OUTUBRO "Jornal O Globo do Rio de Janeiro":

"Europa analisa banimento da pesca para evitar extinção do bacalhau

LONDRES.

Alarmada com dados de uma pesquisa apresentada este mês, a Comissão Européia analisa a proibição total da pesca do bacalhau em águas européias a partir do ano que vem.

Há anos pesquisadores e ecologistas alertam que o bacalhau, uma das espécies comercias mais importantes do mundo, corre risco de extinção.

Porém, o estudo realizado pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (Ciem), uma organização que reúne especialistas de toda a Europa, trouxe notícias devastadoras para a indústria pesqueira.

Só na Grã-Bretanha, a proibição da pesca do bacalhau poderá custar 20 mil empregos.

A Comissão Européia decidirá em dezembro quais serão as diretrizes para o próximo ano. Mas, segundo o ministro da Pesca da Grã-Bretanha, Elliot Morley, a tendência é que a captura do bacalhau seja proibida por um prazo ainda não determinado.

— Este é um dos mais sérios e preocupantes estudos científicos sobre os recursos pesqueiros da história recente e não pode ser ignorado — disse Morley.

O Ciem propôs a proibição da pesca não somente do bacalhau, mas de outras espécies de peixes de alto valor comercial, como o hadoque.

O motivo é que as redes para apanhar essas espécies acabam por pegar também o bacalhau.

O relatório pediu a proibição da pesca em todo o Mar do Norte, no Mar da Irlanda e em águas do Ártico. Os cardumes de bacalhau foram severamente reduzidos por séculos de pesca excessiva.

Nas últimas décadas, a modernização da indústria pesqueira tornou a captura mais eficiente e acelerou o processo de extinção.

Hoje, não só os cardumes que estão menores. Os peixes também. Isso aconteceu porque durante anos os animais maiores foram intensamente capturados, fazendo com que a população remanescente da espécie seja descendente de peixes menores, de valor comercial reduzido.

Nos últimos 20 anos a população de bacalhau tem ficado abaixo do mínimo necessário para sustentar a sobrevivência da espécie. Além da pesca excessiva, o próprio ciclo de reprodutivo do bacalhau dificulta a recuperação da espécie.

De cada 20 filhotes, apenas um consegue sobreviver tempo suficiente para se reproduzir. O bacalhau leva até seis anos para chegar à maturidade sexual.

Devido a isso, cientistas acreditam que a recuperação da espécie demorará anos. "

Nenhum comentário: