quinta-feira, outubro 19, 2006

Finalmente a Discussão sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez


Hoje será finalmente votada no Parlamento a possibilidade de realização de um Referendo sobre a Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.

Pelo menos uma das Promessas Eleitorais do PS será cumprida :) :)

O Aborto voluntário é praticado em Portugal (e já aqui ao lado em Espanha) actualmente e há muitos anos atrás, com lei ou sem ela, dependendo do bolso das grávidas a respectiva concretização em boas, menos boas ou péssimas condições.

Isto é um Facto da Vida. Católicos ou não, Defensores dos Direitos das Mulheres ou não, acho que todos as pessoas de bom senso e de sensibilidade (para não dizer civilizadas) se devem arrepiar com essa situação.

A famosa (para alguns "famigerada") Clínica espanhola especializada em Interrupções da Gravidez - " Clínica dos Arcos" - já referiu nos MCS que está prestes a inaugurar uma Clínica no Centro de Lisboa.

Sabe-se - dados da mesma clínica - que 60% a 65% das suas "Clientes" são Portuguesas e "de meio social médio alto" e ainda "de todas as Regiões do País, incluindo Açores".

Quantas se servem destas modernas e capazes instalações? A proprietária foi omissa, mas lá acabou por referir "cerca de 4000 por ano"...

Eu só pergunto "E quantas mais se servem da Parteira Abortadeira ou da Tia experiente com uma agulha na mão?"

Admito que para um Católico (até para um agnóstico!) esta é uma situação difícil: A Vida é um Milagre que temos de preservar, mas também causa horror a quem for bem formado ver uma Mulher a ser condenada pela prática de um acto desesperado como este.

Na dúvida há quem vá pelos mais fracos - neste caso o embrião e o seu direito à Vida.

Outros defenderão o direito inalienável de cada Mulher escolher em liberdade o que fazer com o seu corpo, dentro dos limites da Lei.

Cada coisa de sua vez. Num Mundo ideal as Mulheres não teriam de recorrer a estes extremos.

O Amor daria origem à Vida, de acordo com o que eu penso ser "O Plano", e A Morte - acontecimento também natural - terminaria em serenidade o percurso terreno de cada um de nós.

É claro que existem as Doenças incuráveis, o Terrorismo, o Racismo, o Ódio, a Guerra, a Fome , etc, etc... E os Bébés nascidos Deficientes e os nascidos já com SIDA e os Drogados desde a barriga das Mães e ... Paro por aqui.

Neste Mundo imperfeito e em progressão (mesmo assim sou optimista) para uma Civilização mais adequada aos anseios das Mulheres e Homens de Boa Vontade teremos por vezes de tomar atitudes que reprovaríamos em absoluto, apenas para evitar males maiores.

Na minha opinião a interrupção voluntária da Gravidez é - e desde que assistida medicamente e feita nos termos da Lei - uma dessas atitudes.

Nenhum comentário: