terça-feira, outubro 17, 2006

Antecipação da Lampreia



Os meus Amigos Paulo Mendonça e Eduarda fizeram-me uma surpresa no regresso de Málaga: convidaram para um almoço onde a Lampreia foi rainha, mas em preparações a que apenas os habitantes das margens doMinho, portugueses ou galegos, estão habituados: Lampreia fumada e depois Grelhada e Lampreia Recheada.

Damos a palavra ao especialista Paulo Mendonça:

A Lampreia Recheada é demolhada já recheada com ovos cozidos e presunto , enrolada e atada com pressão suficiente para não se desfazer. depois é cozida numa calda de carnes gordas de porco (Toucinho, presunto, chouriço), arrefecida e fatiada muito fina.

Quanto à Lampreia Grelhada é também demolhada e depois grelhada em lume lento virando várias vezes sendo a cada volta untada com toucinho, e servida com um vinagrete e cebola picada.

Para melhor saborear estes petiscos deverá ser acompanhada por vinho alvarinho "sem tratamento" do sr. José Garcia Moure ilustre galego mais conhecido por "PEPE".



Notas da Prova: a Lampreia Recheada é uma verdadeira entrada de belo efeito decorativo que faz as vezes de qualquer prato de presunto ou de marisco, com superioridade sobre estes nos dias mais frios. A Lampreia Seca (fumada) grelhada é um petisco para 2 ou 3 amigos darem cabo de uma (ou duas) garrafitas do tal Alvarinho caseiro e sem marca do Amigo Pepe!

Nenhum comentário: