sexta-feira, agosto 12, 2005

O CORREIO-MOR FEITO PELOS SEUS LEITORES

INOVAÇÃO, conhecimento e QUALIFICAÇÃO

Primeira parte: Inovação

«A chave da competitividade da economia portuguesa chama-se inovação. Inovação de processos, inovação de produtos e serviços, inovação tecnológica e inovação na organização e na gestão.» (Programa do XVII Governo Constitucional, 2005 – 2009)

«Não há nada mais arriscado do que não inovar, excepto confundir inovação com alguma coisa que não proporciona a criação de valor.» (Hattori & Wycoff, 2002)

«A inovação, ao transformar conhecimento em valor acrescentado, permite acelerar a transição para uma economia baseada no conhecimento, processo que tem estado na base dos casos nacionais de rápido crescimento económico. Para isso, é preciso combinar política de inovação, com políticas ambiciosas para a sociedade da informação, a ciência e a tecnologia, e a qualificação das pessoas.»

Esta afirmação, retirada do Programa do XVII Governo Constitucional, tem o mérito de colocar em evidência, de uma forma muito clara, a relação inovação – conhecimento – qualificação e de chamar a atenção para algumas questões importantes que se colocam quando se procura precisar o conteúdo e alcance do conceito de inovação, nomeadamente:

· A inovação pressupõe/exige a utilidade, benefício ou relevância social do resultado do acto criativo, a possibilidade da sua implementação ou aplicação prática, a sua sustentabilidade económica e, o que é mais importante, a criação de valor.

Numa rápida incursão na Web, não é difícil encontrar umas largas dezenas de «definições» que realçam este aspecto da inovação. Alguns exemplos:

- «A inovação é a realização prática de uma ideia original. (...) É a implementação bem sucedida de uma ideia criativa.»

- «Introdução de uma nova ideia no mercado, sob a forma de um novo produto ou serviço, ou de uma melhoria ao nível da organização ou do processo.»

- «Processo que consiste em dar uma aplicação prática a uma invenção, na produção de novos bens ou serviços, na melhoria dos bens e serviços existentes, ou na melhoria da forma como são produzidos ou distribuídos, em ordem a obter uma vantagem competitiva ou um benefício social.»

- «Consideramos que é útil distinguir entre criatividade e inovação. Acreditamos que criatividade é a geração de uma ideia ou pensamento novos, através de combinações únicas ou originais. (...) A inovação, por outro lado, utiliza o acto criativo e deve resultar num ganho quantificável.»

- «Inovação = invenção + implementação».

- «Inovação é invenção aplicada».

(continua)
Carlos Capela

Nenhum comentário: