
Deram-nos notícias de um novo Produtor, mas o fogo que se espalhou entre Viseu e Seia nessa tarde de ontem não nos deixou passar lá pela Quinta. Aqui fica a indicação, com mais detalhes , depois da prova, para darmos num destes dias:
O malvado do fogo acabou por nos trocar as voltas , como disse, e já não houve hipótese depois do almoço no Santa Luzia de tornar a Nelas, ficando para trás a Fata e os domínios do Engº Álvaro e Castro, em Pinhanços.
No velhinho SANTA LUZIA (já aqui referenciado) comeu-se uma Mayonnaise de camarão, bem feita embora o bicho fosse congelado (que queriam aqui na Serra?) mas fresca o bastante para iniciar as hostilidades. Depois as morcelas e farinheiras torradas, o melão bem gelado ( e que doce era) para cortar. Prato de resistência: Vitela assada, no forno, com esparregado grosso (ervas), batatas assadas no forno com a pele e arroz de "sustância" que incluía bocadinhos de vitela e chouriça. Tudo muito bom.
Beberam-se algumas preciosidades:
Branco SAUZELHE de 2006 - as últimas garrafitas. Vão lá ou arrependem-se de nunca terem provado um dos melhores brancos portugueses.Com Encruzado e Malvasia! Soberbo.
Tinto Qunta de SAES Estágio Prolongado , Reserva de 2006. Excelente também.
75 euros para três pessoas e bebendo excelentemente!
Abro aqui um parêntesis para falar das generalidades que têm a ver com a classificação dos anos e das regiões vinícolas. Por norma tenho aconselhado os Leitores a fugir dos anos de 2002 e de 2006. Contudo muito bom vinho foi feito nesses anos!As generalizações são assim mesmo, é preciso ter depois alguma cultura específica para se lhes dar as voltas... Por exemplo, O Quinta do Mouro rótulo de ouro de 2002 é considerado pelo seu Autor um dos melhores "Mouros" de sempre. E, repito, este Sauzelhe Branco, alguns Pelladas em Magnum e o Quinta de Saes Reserva, todos de 2006, estão fabulosos!
Depois do passeio só nos restava estirar o cadáver aqui no terraço, e de tanto calor que estava lá nos mantivémos quase até às 23h, trocando histórias de fantasmas e almas penadas, como é da praxe nestas noites de estio (ao deitar ainda estavam 26 graus!).
Nota: Temos de começar a pensar que em 3, 4 e 5 de Setembro está em Viseu a Mostra de Vinhos do Dão deste ano de 2010. Belos vinhos do Produtor ao consumidor, directamente! Mais de 200 vinhos em Prova! A não perder, mesmo no centro de Viseu, no Largo da Feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário