quarta-feira, agosto 04, 2010

Vinhos e Coisas

Centro de Estudos Vitivinicolas de Nelas, Branco de 2006 à venda e Tinto de 2005. Se forem atenciosos, bem-educados e  levarem dinheiro vivo na carteira, pode ser que saiam de lá com umas caixitas. E, se forem MUITO bem educados ainda pode ser que lhes dispensem uma garrafita de Aguardente com mais de 30 anos, feita também ali mesmo no Centro e que está melhor que muitos Cognacs... Vinho branco e Tinto a cerca de 3 euros a garrafa, aguardente velha a 35 euros. Tudo mais IVA que ali estamos em "terrenos" do Ministério da Agricultura e não se brinca em serviço dos impostos!

Deram-nos notícias de um novo Produtor, mas o fogo que se espalhou entre Viseu e Seia nessa tarde de ontem não nos deixou passar lá pela Quinta. Aqui fica a indicação, com mais detalhes , depois da prova, para darmos num destes dias:

Quinta de Amigo, em Paranhos da Beira. Perguntem (onde havia de ser??!!) na Estação de Correio de Paranhos as indicações para lá chegarem. Parece que promete!

O malvado do fogo acabou por nos trocar as voltas , como disse, e já não houve hipótese depois do almoço no Santa Luzia de tornar a Nelas, ficando para trás a Fata e os domínios do Engº Álvaro e Castro, em Pinhanços.

No velhinho SANTA LUZIA (já aqui referenciado) comeu-se uma Mayonnaise de camarão, bem feita embora o bicho fosse congelado (que queriam aqui na Serra?) mas fresca o bastante para iniciar as hostilidades. Depois as morcelas e farinheiras torradas, o melão bem gelado ( e que doce era) para cortar. Prato de resistência: Vitela assada, no forno, com esparregado grosso (ervas),  batatas assadas no forno com a pele e arroz de "sustância" que incluía bocadinhos de vitela e chouriça. Tudo muito bom.

Beberam-se algumas preciosidades:
Branco SAUZELHE de 2006  -  as últimas garrafitas. Vão lá ou arrependem-se de nunca terem provado um dos melhores brancos portugueses.Com Encruzado e Malvasia! Soberbo.
 Tinto Qunta de SAES Estágio Prolongado , Reserva de 2006. Excelente também.

75 euros para três pessoas e bebendo excelentemente!

Abro aqui um parêntesis para falar das generalidades que têm a ver com a classificação dos anos e das regiões vinícolas. Por norma tenho aconselhado os Leitores a fugir dos anos de 2002 e de 2006. Contudo muito bom vinho foi feito nesses anos!As generalizações são assim mesmo, é preciso ter depois alguma cultura específica para se lhes dar as voltas... Por exemplo, O Quinta do Mouro rótulo de ouro de 2002 é considerado pelo seu Autor um dos melhores "Mouros" de sempre. E, repito, este Sauzelhe Branco, alguns Pelladas em Magnum  e o Quinta de Saes Reserva, todos de 2006, estão fabulosos!

Depois do passeio só nos restava estirar o cadáver aqui no terraço, e  de tanto calor que estava lá nos mantivémos quase até às 23h, trocando histórias de fantasmas e almas penadas, como é da praxe nestas noites de estio (ao deitar ainda estavam 26 graus!).

Nota: Temos de começar a pensar que em 3, 4 e 5 de Setembro está em Viseu a Mostra de Vinhos do Dão deste ano de 2010. Belos vinhos do Produtor ao consumidor, directamente! Mais de 200 vinhos em Prova! A não perder, mesmo no centro de Viseu, no Largo da Feira.

Nenhum comentário: