segunda-feira, agosto 16, 2010

Despedimo-nos do Jorge

No Domingo lá fomos ao Alto de S. João, dizer Adeus! e Até Logo! ao Jorge.

Ao fim de não sei quantos Acidentes Isquémicos Transitórios (AIT's) , dois AVC's e, pelo meio disto tudo, ainda  um carcinoma no Intestino, o nosso Amigo Jorge Geraldes repousou por fim. Mas deu luta ... E que Luta.... Dez anos de Luta.

No Jantar de despedida do Jorge da sua vida activa, em 2004, tive o privilégio de ser o orador. Muitos se recordarão das circunstâncias desse Jantar e desse discurso... Aqui o trago de novo, porque o considero ainda actual, em homenagem ao nosso Amigo

O Mote para este jantar é a Amizade: Jantar de Amigos, com Amigos e entre Amigos.
Amigos que, sem ser por acaso, compartilham um local de Trabalho, uma Aliança de Trabalho, uma Empresa a que se dedicam, uma Função, um Objectivo, um Projecto de Vida.

Assim eram os CTT para alguém que aqui entrou em 78 ou 79; assim foram durante toda a vida profissional do nosso Amigo Jorge Geraldes.

Talvez seja hoje difícil de explicar aos novos colegas a forma como esta Casa tomava conta das nossas vidas, mexia com os nossos horários, intrometia-se nos nossos Planos de Férias, atravessava-se nas celebrações de aniversários familiares, era, enfim, uma despudorada ditadora de comportamentos, conduzindo os seus fiéis pela mais insidiosa das serventias: a do amor que lhe dedicavam.

Era difícil separar as águas entre o domínio privado e o do trabalho. Muitas vezes os colegas de trabalho continuavam as conversas das repartições durante os almoços de Sábado ou de Domingo.

Quantas remodelações e reestruturações dos CTT (em teoria) não foram feitas depois das horas normais de trabalho, à mesa de um restaurante ou nas casas de um ou outro colega? Vários Ministros da Tutela e até Governos completos caíram e foram rapidamente substituídos (também teoricamente) nesses almoços, dependendo da quantidade e qualidade dos líquidos entretanto ingeridos.

Bem, as boas notícias são que esta Ditadura acabou hoje teoricamente para o nosso Amigo Jorge Geraldes

As más notícias são que, na prática, continuará tudo na mesma. Bem pode o Jorge querer dedicar-se às couves, ou às vinhas ou a comentador desportivo: sempre, em todo o lado e em todas as ocasiões este estigma de ter sido Trabalhador  dos CTT o continuará a perseguir e a envolver, tal como se fosse uma Marca de Dia cravada no peito (era para dizer noutro sítio mas não me deixaram ...)

Para o resto do Mundo um Bicho é um Bicho mesmo, para o Jorge será sempre um "errado encaminhamento"...

Como dizia um Amigo nosso  (também dos CTT): " A Vida é como a dos cães e há que ter Paciência!"

Jorge, Meu Amigo: Lembra-te da história que me contaste há muitos anos sobre a Marquesa de Tancos e o seu Touro de Cobrição e nunca te esqueças:

Que o conceito de Vida Activa está hoje em dia completamente desactualizado face ao advento da InterNet e das Novas Tecnologias de Informação: Mesmo em casa continua a chagar a cabeça a todos os colegas de quem te lembres! Nem que seja para enviares anedotas!

É este o melhor conselho que te posso dar!

 Boa Sorte e Boa Vida Nova Amigo!



Nenhum comentário: