sábado, agosto 07, 2010

Ele há coincidências do ca…do Coiso…

Então não querem ver que numa Revista "Sábado" destas  5ª Feiras – que não comprei a não ser mais tarde mesmo , et pour cause! - o artigo sobre Restaurantes foi acerca do Vilalva, em Vila Real? Onde eu estive ontem? E não querem também saber quem lá estava a almoçar?

Pois era o nosso  Embaixador em Paris, Seixas da Costa, que assina como Augusto M. de Saa, na mesmíssima Revista "Sábado", aqueles artigozinhos…

 Em favor do Sr Embaixador sempre digo que pagou a conta!

De todas as formas, agora não faltará quem diga que estou aqui a plagiar um artigo já saído e a que toda a gente teve acesso…

Comprei a "Visão" nessa Quinta Feira por causa da capa , para mim mais sugestiva do que a da sua rival - se querem saber porquê alcem o real assento das cadeiras e vão espreitar à banca sff, mas já não as encontram,  he!he!he! Tinha a ver com mulherio está claro! -  pelo que não me apercebi da “desmanda”.

Só mesmo no Vilalva, à saída, quando o feliz proprietário mostrava aos Clientes a tal  "Sábado"...

Mas enfim, como duas opiniões valem talvez mais do que uma aqui vai o meu ( e do meu senhorio) recenseamento do Vilalva.

É difícil lá chegar. Procurem o Centro Comercial Dolce Vita, em Vila Real, subam dele até à chamada Rotunda da Araucária, virem aí à direita e sempre em frente. Começam a aparecer vários letreiros anunciando Restaurantes. Não parem e depois do último que se chama “Paulo” ou Paulus” estão já perto do Vilalva. Este é a poucos metros à esquerda, na rua última que intersecta em “T” a rua dos outros Restaurantes.

Na dúvida telefonem e perguntem:

RESTAURANTE VILALVA
Rua Engº Botelho de Lucena
Vila Real
Telefone – 259 323 786

Lista muito completa e engraçada, com pratos emblemáticos daquela zona de transição entre o Alto Douro Vinhateiro e Trás-os-Montes, mas a demonstrar grande empenhamento do Chefe e Proprietário, Sr João Rodrigues, em mostrar o que sabe fazer com os ingredientes tradicionais (onde se incluem a morcela e o presunto de Murça também) e uma pontinha de génio culinário.
Ora leiam sff:

Entradas: Creme de Morcela de Murça com Compota de Maçã Bravo Esmolfe e Redução de Vinho do Porto, Folhado de Alheira com Repolgas Salteadas em Azeite do Romeu, Carpaccio de Polvo com Vinagrete Três Pimentos;Carpaccio de Vitela Maronesa com azeite do Romeu e Repolgas.

 Peixe: Bacalhau à Vilalva, Arroz de Marisco, Caril de Gambas à Indiana, Bacalhau com Natas e Cogumelos Frescos, Polvo à Lagareiro;

Carne: Posta de Vitela Maronesa com Molho de Azeite e Alho, Bife da Vazia com Cogumelos Salteados em Azeite e Perfumados com Serpão, Lombinho de Vitela Gratinado com queijo da Serra da Estrela;

Sobremesas: Sinfonia de Sabores Transmontanos, Frutos Silvestres Gratinados com Gelado de Baunilha, Pudim de Laranja; Toucinho do Céu Tradicional de Murça

Boas ferramentas, pano em mesa e para a boca, copos adequados. Serviço muito simpático mas algo “estendido”, como a manteiga na ponta da faca, em casa do pobre, que tem que dar para 5 torradas…

Comemos : Folhado de alheira com cogumelos; Carpaccio de vitela maronesa com azeite do Romeu; Posta Maronesa com batata a murro, rattatouille de verduras da época e arroz de forno; Lombinhos de Bísaro grelhados com molho de natas e cogumelos frescos ; Toucinho do Céu na receita tradicional de Murça, Frutos Silvestres gratinados com gelado de baunilha; dois cafés. Tudo isto, com a excelente broa da Campeã e azeitonas de cura privada, um branco do Soutinho (Douro) de 2007 e um Tinto também Douro, Cistus de 2008, por 62 euros.

Tudo estava muito bom. E ficou a vista e o olfacto nas belas postas de bacalhau que de lá iam também saindo – com Natas, à moda da Casa.. E obviamente na excelente Vitela do Marão, fonte de toda a oferta vacum deste estabelecimento, tal como acontece com o Bísaro para os pratos porcinos.

Mas mais do que a qualidade do que se comeu e a justeza dos preços, há que celebrar o cuidado em fazer diferente, em sair da tradição dos pratos já de si tão tentadores daquela riquíssima zona do país, para se aventurar em demandas gastronómicas – não direi que de Alta Cozinha – mas sem dúvida merecedoras de público louvor e atenção!

Só por isso merece este Vilalva o nosso Aplauso e grande vontade de Repetição!


Pena ficar tão longe de Lisboa…

Um comentário:

Francisco Seixas da Costa disse...

Um embaixador em "férias" forçadas é distinto de um "antigo" embaixador. E, já agora, leia o www.pontocome.blogspot.com.

Cordialmente