sábado, agosto 07, 2010

Adeus à Serra com uma Receita

Amanhã zarpamos para o Estoril. Mais duas semanitas de Lisboa em pleno Agosto, antes de passar por Sagres, para apanhar o bom ar do Atlântico e o imcomparável Peixe fresco daqueles mares. Continuarei de Férias nestas duas semanas que entram, mas irei todas as manhãs ao gabinete para que os assuntos da PORTUGAL 2010 não fiquem para trás.

Para me despedir da Serra da Estrela e da gloriosa sinfonia do Dão , dos Borregos , do forno e do campo que parece que arde mesmo sem fogo neste Agosto terrível, convidámos a  família para almoçar hoje, antecipando a chegada do Benfica-Porto de mais logo, à volta do qual terá de se preparar mais um "lanchinho"... Haja coragem e entranhas para semelhante "sacrifício"...

Entretanto as minhas Primas gostaram muito de uma Carne de Vaca estufada que cá fizémos para o almoço de hoje, pelo que aqui deixo a Receita.

Carne de Vaca estufada à minha moda: Para 5\6 pessoas escolhemos um "ganso redondo" com cerca de 2 kg. Limpamos a carne de peles e nervos (ou pede-se para fazerem lá isso no talho). Num bom tacho de ferro, ou de alumínio fundido, com fundo grosso picam-se 3 ou 4 dentes de alho miudamente. Coloca-se uma mão de sal grosso. Depois,  um ramo de salsa e azeite do que houver de melhor em casa (Extra-Virgem) a cobrir bem o fundo do tacho aí com um dedo de espessura. Por cima de tudo uma "nuvem" de pimentão doce em pó (ou Paprika). Mexe-se bem com uma colher o azeite com o alho, a salsa e o pimentão até este se diluir.

Nesta fase, que consiste em "selar" a peça de carne com os seus sucos essenciais , deixamos o azeite aquecer e alourar bastante no tacho apenas com o alho, salsa, pimentão doce  e o sal. Em estando louro e a ferver bem introduz-se a peça de carne e vai-se virando a mesma alternadamente dos 4 lados, usando 2 garfos compridos,  até estar bem "marcada" . Pode durar esta tarefa cerca de 15 minutos, sempre com o lume forte.

Depois de bem "selada" a peça de carne deitamos no tacho 5 ou 6 cebolinhas pequenas , bem lavadas e descascadas, 2 cenouras aos bocados grossos e juntamos um copo alto de bom vinho branco.
Ao fim de mais uns 15 minutos reduzimos o lume.

Nesta altura podemos cortar ao meio a peça de carne, no sentido do veio , longitudinalmente, para estufar mais rapidamente e ficar mais tenra. Se o fizermos convém ser cortada mesmo no tacho, com cuidado, para que não se percam os tais sucos saborosos.

Eu, desde que conheço intimamente as facas de cerâmica (somos unha com carne, o que quer dizer que já me cortei algumas vezes com elas) não utilizo outras para estas tarefas mais delicadas. Agora, para  descascar batatas é que nunca mais, Chiça!

Deixamos estufar lentamente por mais uma hora. E está pronto a ir para a mesa, com um belo molho espesso e saboroso.
 
Normalmente acompanho com puré de batata do "verdadeiro", sobretudo quando tenho mão de obra gratuita para as tarefas mais chatas (descascar o batatame, cozer, misturar com o Leite, meter a noz moscada e a manteiga fresca, e triturar tudo). Mas fica bem à mesma  - no Verão - com uma boa salada mista e batatas fritas aos cubos.
 
Há variações , claro. Por exemplo também fica bem se acrescentarmos às cebolinhas e à salsa dois nabos cortados aos bocados grossos, em vez da cenoura. Dessa forma fica menos doce e mais "acre".  Ou se utilizarmos tomate fresco aos pedaços, em vez da cenoura. Assim acidifica-se a carne um pouco mais, e há quem goste também...

Ou pode ir  à mesa salpicada de coentros frescos, tal como o Puré de batata (disso gosto eu).

Acompanhámos com o nosso Tinto de 2009, um Tintão do Dão com 14,7 graus!

Já agora se comprarem o "Público" de hoje (é imperativo ler sempre o FUGAS senhores!) leiam no Fugas o que dois ou três gurus "estrangeiros lá de fora"disseram dos brancos e tintos do "meu" ( e de nós todos) Centro de Estudos Vitivinicolas de Nelas!

 Desde chamarem "Monumento" ao tinto Vilhena de 63 até "igual aos melhores do mundo" para o branco de 71, igualmente do Sr Eng. Vilhena...

Bom Proveito e até Segunda Feira próxima!

Nenhum comentário: