sexta-feira, agosto 13, 2010

Hoje é Sexta Feira 13

Esta mania de que as Sextas feiras 13 são dias de azar deriva, como devem saber, de um facto histórico. Segundo parece  o Rei Filipe IV de França teria ordenado a matança e o sequestro de todos os cavaleiros do templo (em conluio com o Papa Clemente V, ao que dizem amigo de infância de Filipe o Belo...) exactamente numa Sexta 13, em 1306 ou 1307.

Há quem diga também que foi numa Sexta feira 13 que o rei Harold de Inglaterra perdeu a batalha de Hastings, em 14 de Outubro de 1066, para o Duque William da Normandia, o que veio provocar a todos os saxões um ódio visceral pela data sinistra.

Não me lembro de acontecimentos trágicos que me tenham ocorrido, a mim pessoalmente,  numa Sexta Feira 13, e se calhar o mesmo se passa com a esmagadora maioria dos Leitores...

A não ser, está claro,  algum ano em que o 13 de Fevereiro calhasse a uma Sexta feira!! Foi recentemente em 2004 e em 2009. Cruzes canhoto! Que  é o dia de aniversário da Senhora minha Mãe, mais conhecida como a Sargenta do Alto Estoril  ... De fugir a sete pés para a Papua-Nova Guiné!

Nenhum comentário: