terça-feira, agosto 31, 2010

A Dobradinha

Nasci em 1955. Faço 55 anos hoje. Consegui chegar à chamada "dobradinha"...

Não sei se o meu Senhorio lá chegará, ele que nasceu em 1981... Mas outros bons amigos, os da colheita dos "quarentas" já o fizeram.

Ontem à noite jantei com amigos. E bem. Talvez bem demais... Não sei se com medo daquilo que o futuro nos reserva, ou se para vincar este acontecimento único em qualquer uma das nossas vidas.

Em 1955 o Praesidium do Soviete Supremo da  União Soviética decreta oficialmente o final da guerra com a Alemanha (!!!); A República Popular da China e Taiwan hostilizam-se mutuamente, a 7ª Esquadra é enviada para as costas da China para evacuar chineses para Taiwan. Claudette Colvin a heroína negra de 15 anos recusa dar o seu lugar a uma branca, num autocarro do Alabama, Foi o início da luta pelos direitos civis. É finalmente aprovada pela FDA a vacina contra a poliomielite. A Austria recupera a soberania. Morre James Dean ao volante do seu Porsche. É descoberto o número de cromossomas dos humanos (46). Nascem neste ano Sarkozy (sim, esse mesmo), Mr Bean (Rowan Atkinson), Steve Jobs (o da "fruta"), Bruce Willis, Isabelle Adjani (quem diria!) e Bill Gates (o pobrezinho...). Tanto milionário e a mim não calhou nada?

Em 1955, em Portugal,  várias casas do Douro declararam ano Vintage. Dessas não tenho nenhuma, mas tenho o colheita de 55 da Niepoort....Portugal é aceite como membro da ONU. Morre Gulbenkian deixando o seu famoso testamento que muito beneficiou Portugal. A sua Fundação foi muitas vezes considerada como o verdadeiro Ministério da Cultura luso.

FCP foi Campeão nesse ano e o SLB segundo, Belenenses em terceiro e SCP em quarto. Melhor marcador José Águas (SLB). O Sporting de Braga (último) foi despromovido... Subiu o Oriental.

Estou a fazer o almoço para hoje: Bacalhau à Gomes de Sá...Convidei a minha "santa" para cá vir ao bacalhauzinho. Só espero sobreviver tendo em conta o que se passou no último Natal...

Até amanhã  se estivermos todos vivos. Devemos estar. Acho eu...

Nenhum comentário: