quinta-feira, agosto 05, 2010

Crónicas da Serra 6: Os Primos do "Luxamburgo"

Meu Cunhado deixou-nos, a mim e ao meu Senhorio, um pouco sózinhos neste Agosto de todos os incêndios. Faz parte de uma "quadrilha" ou "patrulha" ou lá como se chama, de Protecção e Vigilância das Florestas, aqui da Câmara de Seia.

Trabalho de grande necessidade e extremamente válido, está claro! Então neste Verão danado!

Nos dias pares vão desbastar as matas com máquinas próprias, num veículo 4x4 com 500 litros de água para o que der e vier, e regressam sujos como porcos e cansados como ceifeiros de Setembro....Nos dias ímpares vestem-se com umas fardas que metem medo ao susto, incluindo umas gárgolas para protecção da vista, e "fazem a vigilância da Floresta" no mesmo 4x4.

Há aqui qualquer coisa estranha nesses dias, pois o homem tem o cuidado de engraxar as botas e de lavar o carro para a tal de "Vigilância"... Como nao me consta que as Árvores reparem nessas coisas, provavelmente a "Vigilância" faz-se perto de algum cabeleireiro ou loja de senhora... Mas não lhe posso dizer isto que ainda me deixa de falar.

Sózinhos tivémos que receber os nossos bons primos do "Luxamburgo", malta excelente que sempre aporta aqui no Agosto de mata-saudades.

Têm os filhos quase "Aluxamburgados" por completo, tendo lá concluído os cursos superiores e lá também encontrado emprego. Quando nascerem os netos não sei se regressarão tantas vezes ao canto serrano onde nasceram.

Falámos de tudo e de tudo discutimos: A crise - sim, também no rico Luxemburgo desatou  a haver cortes nos sistemas sociais , nas bolsas aos filhos dos "trans-fronteiriços" e coisas assim. A falta que ainda sentem dos "sabores" aqui da terra, e da falta que não sentem do "resto" , das coisas más e piores deste Portugal, que são muitas , como sabemos, se comparadas com uma democracia abastada do centro da Europa.

Por exemplo: no Luxemburgo os médicos e as clínicas encontram.se abertos e a aceitar consultas a partir das 6 da manhã, altura em que a maior parte dos trabalhadores as frequenta. O mesmo para as Repartições Publicas e Bancos. Com duas excepções... A CGD e o BCP continuam a abrir à hora de Lisboa...

As pessoas entram nos seus empregos e nas escolas às 7,30h , o mais tardar, e regressam a casa também mais cedo, pelas 16,30h. Outras formas de vida...

Se o português não tem juízo - e muitos infelizmente não têm -  entre as 17h e as 20h encontram-se nos bares e nos cafés, a beberem cerveja local com Macieira e a discutirem a bola pátria.

Quando regressam estes nossos primos já se sabe que as primeiras tardes são de desbunda, à procura dos tais "sabores" que são aquilo que mais lhes faz falta .

E não pensem que estou só a falar do Bacalhau! Bacalhau também há lá no Luxemburgo, onde hoje em dia tem  estatuto de prato "nacional", exactamente por nossa causa.

Falo da "cavaqueira da Adega",  do queijo e do presunto, com a chouriça caseira e o pão do Sabugueiro, do Branco e do Tinto feitos em casa.  Do bagaço ou da "vínica velha" antes de partirem,

Ontem calhou-nos a nós fazer esta recepção...Nem lhes passa pela cabeça...Entre as 16h e as 20h ( o tal período do "relax luxamburguês")  aviámos o seguinte "lanche":

Bacalhau crú desfiado à mão (a famosa "onanista" forma de o tragar) com cebola, alho e fio de azeite; Presunto; Queijo da serra curado; Morcelas e farinheiras torradas na sertã; Chouriça assada em canoa de bagaço; Torresmos grelhados na brasa;Fígado de porco assado na brasa; 5 garrafas de tinto, 4 garrafas de branco. Algum bagaço (ninguém sabe quanto...)

Imaginem uma dama da Pastelaria Versailles a comparar este lanche com a sua meia torrada aparada e serviço de chá Earl Grey...Das duas uma, ou desmaiava com o susto, ou então...virava-se para estas orgias e ainda abria uma carvoaria com taberna em plena Avenida da Liberdade, ao lado do Louis Vuitton...

Isso é que eu gostava de ver.

Hoje ainda tenho a boca a saber a papel de música e o estômago aos saltos com a tareia que levou. Gosto muito desta malta,  mas para estas cerimónias começo a não ter a necessária "preparação física".

"-Oh Primo, então tem faltado aos treinos lá em Lisboa??!! Falta de tempo para treinar  está claro"

E, aqui para nós, ainda bem....

Nenhum comentário: