terça-feira, julho 25, 2006

Falta de "Gravitas"

Na Roma Antiga esta palavra "Gravitas" comunicava um sentido de Seriedade, Dignidade e de Dever que devia ser próprio não só ao ao Homem de Estado como também a todo o cidadão , enveredasse ou não pela vida pública (cursus honorum).

Hoje em dia esta palavra significa outras coisas um pouco fora do sentido inicial, como por exemplo - e cito :

"A habilidade de fazer parecer aquilo de que estamos a falar como sendo extremamente importante para a vida pública nacional, mesmo que o assunto seja a vida sexual das minhocas - o que terá importância para as próprias e para alguns biólogos, concerteza, mas para poucos mais".

A minha teoria é que existem assuntos que são tratados nos MCS portugueses com manifesta falta de "Gravitas", sendo importantes para todos nós, enquanto que a outros "fait divers" , menos que anedotas para entreter nos intervalos dos filmes, é dada importância noticiosa e tratamento jornalístico de Prime Time (ou de Primeira Página).

Os melhores exemplos do que afirmo são os Telejornais da Noite ( o Prime Time por excelência) e a forma como "inventam" assunto fazendo uma espécie de "arrasto" das desgraças que sucederam durante o dia , ou nos dias anteriores, desde os crimes passionais até aos acidentes domésticos (com sangue, quanto mais sangue e mortos melhor, mais notícia será).

Até aqui a RTP 1 lá se ia livrando desta tentação mas ultimamente, não sei se por influência da "silly season" , está já a imitar as congéneres, com destaque para a TVI, autêntico tablóide televisivo que nos entra pela casa dentro.

As audiências mandam, a TVI é uma Empresa Privada, o Lucro é fundamental na sua estratégia, e.. quem não estiver de acordo mude de Canal!

Certo, certo, têm razão.

Já os velhos Romanos - por onde começámos - também diziam : "Panem et Circenses" e logo o bom Povo se acalmará, e não pensará nas "outras "coisas...

Agora que o "Circo" do Mundial de Futebol acabou há que inventar mais estímulos visuais que façam os portugueses pensar menos nos Impostos, na falta de dinheiro, na Reforma e na Segurança social, etc...

Nesse sentido até que as TV's do tipo "Sun" estão a fazer um bom serviço aos Poderes públicos.

Deviam ser subsidiadas ( como a RTP).

Nenhum comentário: