segunda-feira, julho 10, 2006

Comentários ao MUNDIAL

O nosso "Zé" escreve o que lhe vai na alma:


"1 - Portugal-França : Derrota nas meias finais do campeonato do Mundo com a França,não foi nenhuma tragédia,nem em nada a selecção Portuguesa saíu diminuida.

Foi um jogo encaixado,sem grandes oportunidades de golo,as mais flagrantes até forma para Portugal.

Não nos deixemos cair no oito e no oitenta, nosso apanágio e que é alimentado por alguns pretensos opinion maker´s cá do burgo.

Depois de ouvir hoje a rádio e ler a "Biblia" sobre o rescaldo do jogo Portugal-França,tinha prometido a mim próprio, que não poderíamos procurar justificações na actuação de terceiros,nem na entourage que rodeia estes acontecimentos,mas de facto a selecção Portuguesa era o Patinho Feio dos quartos de final era o Outsider de interesses que estão para lá do Jogo e vejamos os comportamento de alguuma imprensa inglesa sobre a atribuição do prémio ao melhor jogador jovem do Mundial.

Não conseguem esconder o azedume da derrota. A forma acomo evitaram que Cristiano Ronaldo fosse o vencedor,dizendo que não tinha fair play é sintomática. Está-se a previligiar o talento futebolístico ou outras coisas? ...que falta de fair play...típico de quem deveria olhar nessa Europa como se comportam...holiganísmo...Heisel...e outras situações..seria como num concurso de beleza não se eleger a mulher mais bonita porquer tinha mau feitío...ou que os futebolistas fossem seminaristas...isto não desculpa alguns exageros de comportamento do Cristiano Ronaldo....há muito mau perder e faz esta gente a apologia do fair play.

No dia em que deixe de haver paixão,agressividade,técnica,entrega à luta,capacidade atlética...não é uma guerra é um jogo,com todos estes condimentos...lá vai o espectáculo futebolístico.

De acordo com aquilo que os "jornalistas" preconizaram neste caso concreto...Maradona...nunca teria sido eleito o melhor jogador do mundo.

Vamos lá ganhar à Alemanha e para isso que o Cristiano Ronaldo faça um grande jogo e que demonstre em campo que quem não quer reconhecer o seu talento por razões de indigestão futebolística e não só está enganada,embora já nada tenha a demonstrar,só que a sua motivação por este motivo deverá ser extra até porque estará presente o vencedor do prémios do Jogador jovem do Mundial Podolski.

Que o jogo seja uma festa,bem jogado e que Portugal vença,para "chatear" alguns interesses extra Jogo...

2 - Mesmo antes do Portugal-Alemanha : Depois de houvir as várias notícias e ter lido as referências na Imprensa ao comportamento no final do jogo do senhor Domenech e dos agentes Fifa ao jogo três franceses,são coincidências a mais, relativamente aos factos e estranhos ao jogo, além de se eleger o melhor jogador de um campeonato antes dele terminar e em que dois dos candidatos ainda estão em prova....desvirtuando os critérios....tempo de jogo e qualidade de desempenho futebolístico.

Por estas e por outras seja qual for o lugar que a selecção fique, 3º ou 4º, será um feito histórico e maravilhoso.Mas que Portugal fique em 3ºcom uma grande exibição colectiva. O Talento do Cristiano Ronaldo está lá e ninguém lho pode tirar. Que cresça como futebolísta e desportista, porque dadas as suas caractrísticas vai continuar a ser objecto por um lado de admiração e bajulação e pelo outro de "Invejas" e críticas porque estará no centro das atenções, se continuar de forma ascendente a crescer.

Não há justificações para certos comportamentos, mas há que perceber e entender,quem é objecto de marcações, por vezes pouco leais e subterrâneas em que o mundo do futebol é fértil.... e por hoje é tudo...o Scolári já disse tudo a respeito do comportamento e das reacções do Cristiano... o Vieira, o Henry,o senhor que confunde jogadores com treinadores...a forma como um senhor Inglês Stiles marcava o Eusébio e nessa altura era fair play....é o mundo da Bola, dos interesses para além do espectáculo e quem mandou a um país tão pequeno meter-se no meio dos Grandes...ainda queriam mais?...

Parabéns à Equipa Nacional no seu todo. São verdadeiros e Gloriosos Conquistadores. "

Nenhum comentário: