sexta-feira, julho 14, 2006

Calouste Gulbenkian e a Gastronomia


Calouste habitava, como sabemos, no Hotel Aviz, em Lisboa - no local onde hoje está o Sheraton.

Diz quem o conheceu que Calouste Gulbenkian ficou em Portugal por vários motivos:

- Por ser um País onde não existia Inflacção (nesse sentido - e só nesse! - ainda bem que morreu antes dos anos 70..)

- Por ter encontrado um Médico com quem se dava bem. (Era o Professor Doutor Fernando Fonseca, um dos mais prestigiados clínicos do seu tempo)

- Pela cozinha do Aviz - quem diria!?

Esse Hotel, propriedade do Sr. Ruggeroni, era então considerado como um dos melhores do Mundo, e tinha como Chefe de Cozinha o mais importante Mestre de Culinária que este País viu nascer: Mestre João Ribeiro.

Confidenciou Mestre João Ribeiro a amigos e familiares que Calouste Gulbenkian era um grande Gourmet - capaz de distinguir quantos golpes de faca tinha levado uma omolete - mas também era muito desconfiado!

O Chefe vinha apresentar-lhe à suite o Peixe do dia para ele escolher, e Calouste "marcava-o" com uma faca com medo que fosse parar a outra mesa...

Os ovos utilizados por Mestre João Ribeiro eram comprados à famosa Dª Maria, Governante de Salazar, e vinham das capoeiras do Palácio de S. Bento.

Também João Ribeiro escreveu mais tarde que o Chefe de Governo muitas vezes descia ao jardim para convencer o Mestre a "dar mais algum dinheiro à Maria, que era para os alfinetes dela" !...

Calouste Gulbenkian apreciava sobretudo pratos de peixe, simplesmente trabalhados, mas exigia sempre o melhor de tudo o que lhe era proposto. Guloso por Linguados, Mestre João Ribeiro era obrigado a mandar estafetas à Lota de Cascais para lhe trazerem os famosos Linguados cor de rosa que por lá apareciam de vez em quando.

Este Linguado - que eu ainda comi - também era chamado "mariscado" e devia a sua cor rosada ao facto de ter uma dieta quase que exlusivamente à base de camarão da costa. Era e é um petisco dos Deuses...

Hoje ainda aparece, mas pela raridade destes encontros os Clientes quase que lhe não dão o extremo valor que tinha dantes, e que levava o seu preço na Lota a ser quase o dobro dos dos outros linguados.

Nenhum comentário: