terça-feira, julho 11, 2006

Comer "Al Fresco"


Nesta época do ano apetece vir cá para fora e comer - sobretudo jantar - ao ar livre.

Poucos de nós terão condições - terraços ou quintais - para o fazer em sua casa. Mas na província - para quem teve a sorte de nascer ou casar em "terras de gente" - já se pode usufruir destas mordomias sem termos acrescentado o nome aos dos vencedores do Euromilhões.

Em Lisboa e arredores - e peço desculpa de me estar a concentrar naquilo que conheço melhor - existem mesmo assim alguns Restaurantes com esplanadas que são muito agradáveis. O problema é encontrar alguns desses onde a qualidade do que se come seja também recomendável...


Nas Docas existem várias propostas com esplanadas, mas há que ter atenção ao cheiro do Rio, ali tão próximo ...Por outro lado, desde que o Zeno se mudou para o Estoril, o máximo que se poderá recomendar serão as carnes grelhadas do "Las Brasitas" e mesmo assim levamos com o barulho dos carros na Ponte logo por cima de nós...

O "Terraço do Tivoli" tem uma vista soberba sobre o Tejo, é relativamente caro e a comida é assim-assim.

A esplanada da "YorK House", na Rua das Janelas Verdes, recomenda-se pela frescura que lhe dá a sombra das àrvores e pela muito aceitável qualidade da "vianda".

O novo Restaurante "Rio's" colado à piscina Atlântica de Isaltino, perto do forte de S. Julião da Barra, também tem uma esplanada muito agradável, e a comida é honesta e de autor, como agora se diz...

Mas - em minha opinião - o campeão dos campeões para as noites estivais continua a ser o "Monte Mar" na estrada do Guincho (Primeiro restaurante à esquerda de quem vem de Cascais, depois de passado o cruzamento de Oitavos) com duas esplanadas: uma delas paralela ao Oceano Atlântico, por vezes um pouco mais ventosa, e a outra perpendicualr , ganhando em conforto o que perde em horizonte.

O que faz maravilhosa a situação do Monte Mar é o facto de estar construído mesmo sobre as arribas, com a espuma do Mar a alcançar as mesas em tempos de marés vivas!

Com uma comida feita à base de peixes frescos e mariscos da nossa costa, tem o Monte Mar para além de uma situação privilegiadíssima, a sorte de ter sido onde fez escola o grande profissional António Mendonça, o que é garante seguro de mestria perto dos fogões.

Conheci a actual cozinheira, D. Laura, ainda era menina - no Beira Mar da Lota de Cascais - onde fazia aprendizagem junto dos mestres cozinheiros que lá oficiavam.

Altamente recomendável, sobretudo se o vento não se fizer notar!

Alguém tem mais ideias para comer "Al Fresco"?

Nenhum comentário: